terça-feira, 15 de outubro de 2013

Momento de reflexão

neven1.typepad.com

Esse blog começou há quase 1 ano atrás e já quase atingiu a marca de 10.000 visualizações. Parece-me um bom momento para parar, refletir e trocar idéias com os seus interlocutores, razão de ser deste blog. O blog surgiu de um interesse meu de passar informações que eu tenho sobre Estatística que não consigo passar pelas vias convencionais de minha atividade profissional. A forma que eu comunico meu trabalho é através de aulas, orientações, publicação de artigos, apresentação de trabalhos em congressos e eventuais consultorias a órgãos públicos e privados. 

Apesar do perfil razoavelmente variado do rol de atividades acima, elas envolvem sempre alguma espécie de particularização. Nas aulas devo seguir uma lista de tópicos recomendada para a disciplina em questão; nos artigos devo tratar de alguma inovação metodológica que estou propondo e de suas especificidades; e nas consultorias, devo tratar de alguma demanda específica do órgão que me contactou. Nenhuma dessas atividades me proporciona falar de assuntos variados e na hora que eu quero. O blog foi a oportunidade que encontrei de fazer isso, num dos temas que mais gosto, que é Estatística.

Mas a perspectiva que eu sempre tive para esse novo meio foi de um foro de constante troca de idéias e de discussão. E isso não vem acontecendo. Os poucos comentários recebidos pelo blog são adendos aos meus textos ou perguntas endereçadas diretamente a mim. Eu gostaria de um blog onde em alguns (ou muitos) momentos eu fosse apenas um moderador e a discussão acontecesse sem a necessidade de minha intervenção.

Acho que em parte sou responsável por esse estado atual. Ao apresentar textos acabados com começo, meio e fim, eu talvez possa ter inibido uma maior participação dos leitores. Eu gostaria de reverter esse quadro. Assim, peço aos leitores que participem mais, enviando sugestões de temas para discussão, discordando de coisas que eu falo ou mesmo sugerindo novas polêmicas. Claro que não acredito que todos participem ativamente de todas as discussões. Afinal, algumas discussões são mais relevantes para algumas pessoas do que para outras. Mas terei prazer em assumir esse papel secundário em algumas discussões, especialmente aquelas sobre as quais tenho pouco a opinar. 

Com isso, acho que o blog se tornaria mais útil para todos nós. Assim, aguardo sugestões de vocês sobre temas para novas postagens, críticas a posições que defendi em postagens passadas, comentários sobre trechos de alguma postagem que tenha lhes interessado ou mesmo textos prontos para visualização de todos. Se possível, com algum ponto polêmico ou discutível para facilitar a abertura de discussão.

Combinado?

7 comentários:

  1. Oi Dani,

    a discussão dos temas abordados aqui por você sempre são bem interessantes, mas acredito que o blog não seja o melhor meio para discussão entre os leitores. Uma sugestão que acho que seja mais viável é utilizar a página do facebook do blog como modo de discussão dos textos que são abordados aqui. Acho que fica mais fácil para os leitores interagirem.

    Devemos divulgar mais a página do facebook.

    Até.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,

    Sempre leio seus posts, e gostaria de sugerir um ponto para discussão em futuros posts.

    Que tal falar sobre politica? Já que o nosso sistema politico dá bastante espaço para as pesquisas do tipo suvey. Por exemplo, as pesquisas de opiniao vao ditar forma das proximas eleicoes (quem serão os candidatos, quais serão as coligações, etc), porém essas pesquisas geralmente não tem validade cientifica (ou tem?), e portanto estão guiando nosssos politicos para um caminho que não representa a população. Fora que atualmente o interesse das pessoas por politico é baixo, principalmente longe das eleicoes, será que a espaco para a estatistica?

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani,

    voce quer polemica? ADOROOO ;)

    eu acho também que o tema "politico" pode ser interesante: as pesquisas de opiniao, analises do fluxo de resultados (os dados reais chegam pouco a pouco, nas horas depois) para ver si tem "roubo" ("trapaça" ..) e estudos de diferente leis eleitoral... (acho que voce ja falou um pouco sobre isso)...

    Também temas de ecomonia sao interessantes ;)

    Um abraço a todo Brasil...acho que vou em um congresso em Sao Paolo ;)
    Luca





    ResponderExcluir
  4. Ahh...outra idea pra mim muito importante/interessante:

    porque voce nao faz vídeos e depois bota no blog, na sua pagina web etc...
    Videos das suas clases, o coisas de estadística... em portugués!!
    Por favor, seria maravilhoso!!!
    Obrigado!
    Luca

    ResponderExcluir
  5. Olá Professor,

    Sou Microbiologista de formação (UFRJ), mas passei toda a minha graduação estudando e aplicando Estatística.
    Nesse tempo, vi de tudo no que toca à utlização de métodos estatísticos na pesquisa biomédica. Percebo que embora as pessoas estejam cada vez mais cientes da importância da Estatística na análise e modelagem de dados biológicos, o treinamento para sua correta utilização não acompanha o ritmo. O que vemos são pesquisadores confusos, que tem dúvidas sobre o real significado do p-valor, quando utilizar ANOVA, etc.
    São poucos os que sabem utilizar as técnicas clássicas com rigor. Muito menos numerosos ainda são aqueles que tem alguma ideia do que vem a ser Estatística Bayesiana.

    Creio que esse tema trás vários bons tópicos para serem apresentados no StatPop, a saber:
    > o valor do p-valor e seu significado;
    > a Estatística das pequenas amostras;
    > ANOVA, suas vantagens e restrições;
    > quanta Estatística um biológo precisa saber?
    > é possivel "provar" algo com Estatística?

    Espero que a minha contribuição seja válida.

    Cordialmente,

    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Dani, concordo com o Leo sobre uma abordagem crítica sobre as pesquisas de opinião empregadas em períodos eleitorais. Existem várias questões que podem ser discutidas, tais como:
    O sistema de amostra por cotas é amplamente utilizado pelas empresas de pesquisa em seus levantamentos, existe alguma condição na qual seu emprego é válido do ponto de vista da cientificidade estatística? (desculpe-me se criei um termo novo, mas nas empresas de pesquisa esse termo é comum)
    A impressa discute margem de erro dessas pesquisa sem qualquer ressalva ou consideração sobre o método amostral, isso seria necessário?

    Considero que esse blog cumpre um papel importante para aproximar o conhecimento estatístico do público em geral e realmente espero que o trabalho continue.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a todos pelos comentários. Todos enviaram boas sugestões para o blog. Realmente o tópico pesquisas eleitorais merece ao menos uma postagem. Se alguém quiser fazer um texto inicial para discussão, terei prazer em postá-lo. Caso contrário, já está na minha lista do "a fazer". Gostei também da lista enviada por Luiz (MCarvalho) e irei aproveitá-la.

      Excluir