terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Ano Internacional da Estatística - encerramento

www.imagensfacebook.net/wp-content/uploads/2012/12/Feliz-Ano-Novo-em-2013.jpg

O Ano Internacional da Estatística (AIE) está chegando ao fim. Confesso não ter visto aqui no Brasil nenhuma repercussão fora do nosso meio. Mas acredito que essa iniciativa teve algum sucesso no exterior. Um exemplo é dado pela recente divulgação do evento na 1a página do Wall Street Journal de 16-17 de novembro deste ano. 

Se não obteve muito êxito no meio externo, o AIE serviu como motivação para o meio estatístico, o que já é um efeito positivo. Várias atividades foram programadas e foram a ele vinculadas.

No resto, a comunidade estatística nacional continua crescendo. Uma série de encontros científicos são realizados e a cada ano surgem novos eventos, refletindo o crescimento no número de temas abordados por aqui. A produção científica continua crescendo em termos quantitativos, com maior número de publicações e com maior número de pesquisadores nelas envolvidos. A qualidade também está melhor com algumas publicações em periódicos de bom nível. A nível político a comunidade também está bem, com alguns membros ocupando presidências de organizações científicas internacionais.

O único ponto que merece atenção é a quase ausência de publicações nos periódicos de elite da Estatística, aquele que realmente impactam o avanço da área. Muitos pesquisadores nacionais até conseguem publicar suas teses feitas no exterior nesses tipos de periódicos mas depois não conseguem manter esse nível. São muito raros aqueles entre nós que conseguem publicar nesse seleto grupo de periódicos sem a tutela de algum orientador do exterior. Esse ponto é compatível com o que se observa em outras áreas da Ciência nacional, tem sido objeto de preocupação e foi recentemente estacado nos meios de comunicação especializados.

Esse cenário só reforça a importância de trabalharmos mais e mais forte desde a base, onde são recrutados os pesquisadores de excelência que necessitamos. Apenas um esforço concentrado de todos conseguirá produzir resultados mas isso toma tempo e talvez seja assunto para outra postagem, outro momento ...
 
Neste momento eu queria apenas aproveitar para desejar um feliz Natal e ótimas festas a todos que acompanharam este blog ao longo do ano de 2013. Agradeço pelas inúmeras contribuições recebidas e espero que elas continuem ainda mais intensas em 2014. Elas são as principais fontes de motivação para seguirmos com esse projeto. O blog a partir de hoje vai tirar merecidas férias e retorna no dia 14 de janeiro com novas postagens.

Feliz 2014 para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário