terça-feira, 23 de setembro de 2014

Sir David Spiegelhalter

www.statisticsviews.com

David Spiegelhalter é um renomado Estatístico inglês que já havia sido mencionado aqui no StatPop. Essa postagem é apenas para prestar a devida homenagem a David pela sua recente premiação com o título de Sir. Esse título é dado pela realeza britânica para personalidades que se destacam na sociedade britânica. Dentre os agraciados sempre são incluídos ilustres cientistas mas raramente essa lista inclui estatísticos ou probabilistas. 

David demonstrou surpresa ao saber do prêmio dizendo "Statistics is not very sexy". Diga-se de passagem, essa afirmação vai em direto contraste com a afirmação "...the sexy job in the next ten years will be statisticians" proferida por Hal Varian, Professor de Berkeley, atualmente ligado à Google. O pessimismo da afirmação de David é típico da cultura inglesa ao passo que a cultura americana fomenta muito mais atitudes otimistas como a de Varian. A surpresa de David é injustificada dada seu alto e relevante envolvimento com a interface entre Estatística e a sociedade em geral. 

David começou sua vida profissional de forma convencional. Após o doutorado sob orientação de Sir Adrian Smith, teve algumas atuações como pos-doc e poucos anos após assumiu o cargo de estatístico na unidade de Bioestatística do Medical Research Council (MRC), uma espécie de órgão do governo britânico especializado em pesquisas na área médica. Ele publicou artigos científicos sobre metodologia estatística ao longo de toda sua carreira até os dias de hoje mas foi progressivamente se envolvendo com a parte aplicada da Estatística, especialmente na área médica. 

David acompanhou de muito perto a "febre" do MCMC que acometeu boa parte da comunidade estatística Bayesiana no início dos anos 90. A forma como ele reagiu foi exemplar, diferente da grande maioria dos pesquisadores de então. Ao invés de incorporar essa tecnologia ao seu trabalho de pesquisa, ele tomou o caminho inverso. Ele liderou um grupo de trabalho que viabilizou o acesso dessa tecnologia aos pesquisadores. O resultado desse esforço foi o aplicativo BUGS, que foi inovador e até mesmo revolucionário. Esse aplicativo, que continua em desenvolvimento até os dias de hoje, já nasceu com uma flexibilidade impressionante, o que permitiu que muitos pesquisadores pudessem utiliza-lo em seus sofisticados e elaborados modelos estatísticos, fornecendo aproximações seguras para seus procedimentos de inferência e análise de dados.

Outra contribuição científica importante de David foi o estudo de métodos de comparação de modelos, problema que até hoje não está completamente resolvido. Ele trabalhou com isso na sua tese de doutorado mas com uma abordagem mais hermética, que dependia de conceitos como experimentos imaginários. No início deste século, ele fez uma proposta muito mais abrangente e operacionalizável na prática através do seu Deviance Information Criteria, ou DIC. Esse critério é extensivamente utilizado por usuários de Estatística ao redor do mundo nos dias de hoje. 

Mas fazer apenas isso claramente não satisfazia mais a David. Ele começou um envolvimento crescente com debates públicos sobre o (bom) uso de Estatística em prol da sociedade. Ele realizou inúmeras palestras, filmes, programas de rádio e televisão e artigos de divulgação até que resolveu reunir todo esse material em seu blog já comentado e elogiado aqui

Seu trabalho no MRC era baseado em Cambridge, o que lhe permitiu manter contato com a área de Estatística dessa prestigiosa universidade. Apesar do seu carater teórico, a Universidade de Cambridge se rendeu à relevante contribuição aplicada de David e o nomeou como Professor Titular de Compreensão Pública do Risco. 

Conheço e admiro o trabalho de David desde antes dele adquirir a justa fama com essas atuações. Tanto que pedi a meu orientador de doutorado que o convidasse para fazer parte de minha banca de tese. Meu orientador falou que faria isso mas já sabia que ele não aceitaria (como acabou acontecendo) devido ao seu maior interesse em questões de cunho aplicado. Isso não o impediu de conversar comigo sobre meu trabalho de tese e posteriormente incorporar parte de meu trabalho subsequente ao BUGS. 

Em resumo, trata-se de um pesquisador importante com muitas contribuições científicas de largo alcance. Não me parece adequado situa-lo já na galeria dos Grandes Nomes da Estatística, que vem sendo listada aqui no blog. Mas trata-se de uma pessoa muito agradável e acessível e incrivelmente produtiva. Fiquei muito feliz de vê-lo receber essa significativa honraria e acho que foi muito bom para a Estatística.

2 comentários:

  1. Alem do pessimismo britanico ele tambem tem o senso de humor britanico; vide sua participacao no Winter Wipeout: (a partir do minuto 15:12) https://www.youtube.com/watch?v=VjoHC__Sifk

    ResponderExcluir
  2. Além da criação do BUGS, de minhas preferências são os trabalhos de David em ensaios clínicos Bayesianos (seu livro no assunto é muito didático) bem como seus trabalhos em monitoramento e comparação de resultados clínicos e de saúde publica. Em particular seus métodos estatísticos nos inquéritos dos casos do medico Shipman ( serial killer) e do escândalo dos casos de cirurgia cardíaca em bebes na Bristol Royal Infirmary.
    Alem de livro importantes em Graphical Models e entre outros em Neural and Statistical Classification vale a pena assistir suas didáticas e as vezes performaticas aulas em vídeo indicadas na sua pagina.
    Como curiosidade vejam seus hobies interessantes : sua escola de samba e seus desenhos em vidro

    ResponderExcluir