terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Acreditar na Matemática!

esportes.uol.com.br

Um dos mais importantes clubes de futebol teve sua eleição na 3a feira passada. Trata-se do Botafogo Futebol e Regatas, clube de tradição com vários campeonatos importantes, berço de Garrincha e Nilton Santos e o clube que mais forneceu jogadores para as seleções brasileiras que disputaram Copas do Mundo.

Apesar desse passado tão glorioso, o presente é bastante sombrio. O clube foi rebaixado no campeonato brasileiro, sofre com dividas imensas, que muitos consideram impagáveis, e teve suas receitas retidas para pagamento de dívidas trabalhistas com o ex-técnico Joel Santana. Joel atualmente é técnico do Vasco da Gama e se notabilizou no futebol tanto por seus feitos como técnico (foi um zagueiro mediocre) quanto pelas suas frases de efeito. 

Entretanto, ele foi desbancado nesse ultimo quesito na última 3a feira por um dos candidatos à presidência do Botafogo. Significativamente, a chapa desse candidato se denominou Chapa Cinza e a frase que destaco foi proferida pelo candidato a respeito da situação desesperadora que vivia o time na iminência de um rebaixamento, que acabou sendo concretizado na rodada seguinte. 

Presumivelmente baseado no fato que o clube ainda não estava matematicamente rebaixado mas ignorando todas as projeções que apontavam no mínimo 99% de probabilidade de rebaixamento, esse candidato disse que a palavra de ordem para o Botafogo era "acreditar na Matemática". Parece que esse candidato leu minha postagem de semanas atrás cujo título era "Estatística é Matemática?".

Acredito que a resposta desse candidato a essa pergunta seria um sonoro não. A negativa era uma das opções de ação destacadas na minha postagem. Mas acredito que por motivos diferentes dos que podem ter motivado o tal candidato. Imagino que o que ele quis dizer é que enquanto houvesse uma chance, por menor que fosse, do time dele não ser rebaixado, ele se manteria firme a ela. 

Já vimos através de inúmeras postagens que não é recomendável adotar essa postura nem para situações que nos favorecem nem para situações que nos desfavorecem. Não convem apostar grandes fortunas na megasena pois as chances de sermos contemplados no sorteio são essencialmente 0. Todo dia saimos de casa sabendo que existe uma chance muito pequena de sofrermos um acidente grave de trânsito. Isso não nos impede de sair de casa. Ou seja, não dá para pensarmos apenas no possível (contemplado pela Matemática) sem pensarmos no provável (contemplado pela Estatística). A probabilidade é um elemento imprescindível ao processo decisório do ser humano!

De todos modos, desejo boa sorte ao Botafogo na Série B e pronto retorno à Serie A. Sempre tendo a Estatística, e não apenas a Matemática, ao seu lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário