terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia Mundial da Estatística



www.educationforsustainabledevelopment.org


Hoje está sendo comemorado o Dia Mundial da Estatística. Esse evento é uma iniciativa conjunta das sociedades de Estatística inglesa e americana e do Instituto Internacional de Estatística. A essa iniciativa se juntaram vários outros órgãos, notadamente as sociedades de Estatística de mais de 40 países incluindo o Brasil. O gancho utilizado por esse grupo de associações foi destacar a relevância do correto manuseio e tratamento de dados como mola mestra do processo de Desenvolvimento Sustentável que pretende-se implantar no mundo a partir de instituições como as Nações Unidas. Trata-se de uma boa idéia pois associa a divulgação da nossa área com um tema que está muito em evidência nos dias de hoje no cenário mundial. Sendo assim, tem o apoio do StatPop e merce destaque aqui.

O texto que está sendo usado como marco desta data segue (traduzido) aqui abaixo.

Dados para o Desenvolvimento Sustentável - Uma Declaração para o Dia Mundial da Estatística

Em setembro, na Assembléia Geral das Nações Unidas, os chefes de Estado e os governos se reuniram para lançar uma nova e ambiciosa agenda para o desenvolvimento mundial de 2016 a 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definiram 17 ítens com 169 metas e mais de 300 indicadores para monitorizar progresso. Nos preparativos para o lançamento dos objetivos, um relatório elaborado por um
Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes, criado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas para
aconselhar sobre a Agenda de Desenvolvimento pós-2015 reconheceu que por muito tempo os esforços de desenvolvimento têm sido dificultados pela falta dos mais básicos dados sobre as circunstâncias sociais e econômicas em que as pessoas vivem.

Se o mundo quiser manter as promessas feitas pelos nossos líderes, em seguida, mais e melhores dados serão essencial. Para abolir a pobreza em todos os lugares, em todas as suas formas, o mundo vai precisar assegurar que todos estão sendo contados, que o progresso está sendo monitorado e que esta informação seja disponibilizada em uma forma acessível e utilizável o mais amplamente possível. Isso vai exigir uma verdadeira revolução nos dados, fazendo uso das possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, mas também mantendo as informações sobre indivíduos em carater confidencial e confiável.

Os signatários desta declaração apoiam a chamada para uma revolução nos dados e reconhecem a importância dos dados para a formulação de políticas e paraprestação de contas em todos os países do mundo. Os desafios da nova agenda de desenvolvimento exigem novas abordagens, incluindo uma muito maior ênfase em dados abertos e o uso de novas fontes de dados. Temos que tomar partido das oportunidades oferecidas pela nova tecnologia e grandes massas de dados (big data) e sistemas estatísticos nacionais são fundamentais para este esforço. Estes sistemas - criados e financiados pelos governos para recolher, tratar e difundir as informações necessárias para gerenciar as atividades do governo - são cruciais. Elas operam dentro de um quadro de princípios éticos e legislação e promovem a objetividade, independência, confidencialidade e responsabilidade. Estes princípios provavelmente serão ainda mais importante nos próximos 15 anos do que foram no passado.

Considerável progresso foi feito em todo o mundo na construção e fortalecimento da capacidade dos sistemas estatísticos nacionais desde o lançamento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milênio em 2000, mas ainda há muito a ser feito. Muitos países operam sob severas limitações de recursos financeiros e humanos. Para enfrentar os desafios de dados das metas de desenvolvimento sustentável, sistemas estatísticos nacionais devem ser adequadamente financiados, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos estatísticos deve ser apoiado, e deve ser fornecido acesso a novas ferramentas e tecnologia. Além disso, o apoio deve ser fornecido não só para a coleta de dados, mas a sua transformação em informações úteis e acionáveis. Acima de tudo uma verdadeira revolução dos dados que coloque a informação útil e utilizável nas mãos de todos os que precisam, especialmente os pobres e os marginalizados, devem ser perseguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário