terça-feira, 17 de abril de 2018

Qual a maior torcida do país?


Foto de André Durão                                                             Foto de Bruno Cassucci

Acaba de ser divulgado na última sexta-feira (13 de abril de 2018), o resultado de uma pesquisa nacional de opinião para saber por qual times de futebol os brasileiros torcem. A pesquisa foi realizada pelo instituto DataFolha, do grupo do jornal Folha de São Paulo em janeiro deste ano. É interessante notar a forma como a mesma notícia foi divulgada por 2 dos maiores meios de comunicação digital do país. 

Enquanto a paulista Folha intitulava a matéria com um resignado Nordeste e Norte dão liderança ao Flamengo em pesquisa Datafolha, acrescido de um levemente esperançoso subtítulo "Time está tecnicamente empatado com o Corinthians no limite da margem de erro", o carioca Globo, proclamou inicialmente que "Fla tem maior torcida," para acrescentar apenas posteriormente mas também resignadamente "mas empata tecnicamente com Corinthians." A mensagem de ambas as matérias é a mesma mas a forma de apresentá-la sofre nuances que podem influenciar o leitor. [Cumpre esclarecer que o Flamengo é um clube carioca e o Corinthians é um clube paulista.]

As diferentes formas de apresentar os mesmos resultados prosseguem nos textos das matérias. O ponto relevante é que as estimativas numéricas obtidas parecem não apresentar significância estatística devido à alta margem de erro dessa pesquisa. Assim, enfatizar as estimativas pontuais ou a possível significância das diferenças é uma escolha do meio de comunicação.

O empate técnico a nível nacional foi baseado em estimativas de 18% para o Flamengo e 14% para o Corinthians, com margem de erro de 2% O arredondamento sem nem chegar à primeira casa decimal é compreensível dado o alcance pretendido pelo estudo mas é pouco justificável pelo baixa magnitude das estimativas obtidas. Ele sumariza erros que podem ter ido de 1,5 a 2,5%, cujos valores definiriam com mais precisão a existência ou não de um empate técnico. Uma margem de erro de 1,5% deixaria claramente separadas as 2 estimativas obtidas (com um mínimo de 16,5% para o Flamengo e um máximo de 15,5%) em uma expressiva distância. Por outro lado, uma margem de erro de 2,5% deixaria as 2 estimativas (que corrigidas pela margem poderiam chegar a 15,5% para o Flamengo e 16,5% para o Corinthians) com a ordem invertida! 

A pesquisa da DataFolha foi além e detalhou os resultados por região do país. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, as taxas de adesão ao Flamengo foram 14%, 8% e 23% respectivamente ao passo que as taxas do Corinthians foram 19%, 12% e 15% respectivamente. Em nenhuma dessas regiões foi obtidas uma diferença significativamente relevante. Apesar de exibirem maiores distâncias numéricas, a quantidade de indivíduos menor que a nível nacional forçou as margens de erro para valores mais altos, impedindo um resultado diferente do "empate técnico".

A pesquisa é bem mais ampla e seus resultados podem ser obtidos aqui. Ela faz uma série de outras perguntas à população amostrada (sobre outros assuntos ligados ao futebol e à inclinação político-partidária dos entrevistados). Curiosamente, foi mantida a apresentação apenas com valores inteiros em todos os resultados exibidos, sem nenhuma casa decimal. Mesmo assim, ela apresenta vários resultados interessantes. Exemplos incluem:
  • os times com maior torcida após Flamengo e Corinthians são São Paulo (com 8%), Palmeiras (com 7%) e Vasco da Gama (com 5%), completando as 5 maiores torcidas a nível nacional;
  • os números apresentam uma impressionante estabilidade temporal ao longo dos últimos 25 anos com as posições e as percentagens de cada torcida essencialmente inalteradas para os 15 times de maior torcida no país;
  • a torcida com maior proporção de seus torcedores na faixa de renda mais baixa (até 2 salários mínimos) é a do Flamengo (53%), seguido de perto pela do Vasco (49%). Isso reflete a distribuição da renda do estado do clube mais que qualquer outro fator.  Ao incluir times de menor torcida, o clube de maior concentração no nível mais baixo de renda passa a ser o Bahia com 64%.  
  • os times com maior proporção de torcedores com alto nível de renda (20 a 50 salários mínimos) são Palmeiras, Internacional, São Paulo e Fluminense. (A pesquisa contemplou também torcedores com renda maior que 50 salários mínimos mas a incerteza nessa escassa camada é tão grande que as estimativas são muito pouco confiáveis.)
Enfim, trata-se de mais uma fonte útil de informações sobre o humor dos seguidores do esporte mais popular do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário