terça-feira, 25 de junho de 2019

VI COBAL


Ocorreu na semana passada a 6a edição do Congresso Bayesiano da América Latina (COBAL). O evento foi organizado e aconteceu no campus central da PUC do Peru, em Lima. Esta edição contou com 137 participantes que, segundo informado, foi um recorde no número de participantes. O evento contou com 7 conferências, 3 minicursos, 11 sessões convidadas com 3 apresentadores em cada uma delas, 10 sessões de apresentações orais (com 3 a 4 apresentações por sessão) e 2 sessões posters (com 36 apresentações registradas). Contando apenas 1 apresentação por participante já dá um total de cerca de 115 participantes ativos.

A organização do evento seguiu diretrizes já adotadas na 5a edição do COBAL e todas as apresentações foram proferidas em português ou espanhol. Nenhuma apresentação pode ser feita em inglês mas todos os apresentadores dominavam bem ao menos uma das duas línguas. Apesar de um certo estranhamento inicial, todos mais acostumados com a língua semi-oficial da Estatística, o inglês. Aos poucos foi havendo uma adaptação de apresentadores e platéia e considero que esse esquema foi relativamente satisfatório para todos. Tivemos até brasileiros se aventurando no espanhol, língua da grande maioria dos participantes.

Essa restrição às línguas do evento pela organização teve influência direta na escolha dos conferencistas e outros apresentadores. Isso esteve muito longe de ser um problema e a qualidade dos apresentadores escolhidos foi de muito boa qualidade e antenada com a fronteira do conhecimento de Estatística no cenário mundial em diferentes temas. Vale ressaltar que todos esses apresentadores não eram apenas de países de línguas português e espanhol mas todos eram originários da América Latina. Infelizmente, fui o único conferencista afiliado a uma instituição latino-americana; todos os outros estão baseados em instituições de Estados Unidos e Europa. Mas foi muito bom saber que é possível realizar um evento de ótimo nível científico contando apenas com latino-americanos.

Conferência de encerramento do COBAL6 (Fonte: Flávio Gonçalves)

O evento também aproveitou a ausência de uma conferencista para realizar uma assembléia aberta a todos os participantes no espaço liberado na agenda. Essa assembléia teve como objetivo principal a formalização do processo de organização das próximas edições do COBAL. Depois de uma rápida discussão sobre a melhor forma de fazer isso, foi decidido cair uma sessão da ISBA voltada especificamente para a América Latina. Com isso, os COBALs poderiam formalmente passar a ser organizados por esse braço da ISBA, que é associação internacional voltada para a Estatística Bayesiana. Foi falado sobre a importância de estender o alcance da Estatística Bayesiana para todos os países da América Latina mas a formalização dessa sessão ainda será feita. 

As apresentações trataram de temas bastante variados com muita ênfase em análises de grandes massas de dados (big data), sendo boa parte deles provenientes de dados genéticos. Muitas das análises envolveram a identificação e formação de clusters (ou conglomerados) para identificação de padrões. Diferentes estratégias de aproximação para viabilizar a computação e processamento das massas de dados também foram apresentadas. Diferentes métodos para analisar dados sociológicos, com as inerentes dificuldades a certas definições dessa área, também forma apresentados. Outra área contemplada foi amostragem para lidar com diferentes formas de imputação de dados faltantes sob diferentes contextos. 

Vale destacar as ótimas instalações da PUC-Peru em um campus moderno, bonito, bem equipado e funcional. Como exemplo, podemos falar da mesa "infinita" que servia para os usuários do café no subsolo da biblioteca e do Ágora, interessante espaço de convivência (vide foto abaixo) do prédio de Ciências Sociais, onde ocorreu a maioria das atividades do encontro. A existência de vários cafés e restaurantes dentro do campus tornou muito agradável a estadia ao longo de todo o dia no congresso.

Ágora, prédio de Ciências Sociais (arquivo pessoal)

O saldo final do evento foi bastante positivo com um grupo de pesquisadores experientes apresentando visões abrangentes de algumas áreas, tendo por outro lado, um grupo de jovens pesquisadores apresentando contribuições de excelentes nível e densidade. Houve muita discussão de fundamentos e muita discussão de análise de dados, com boa participação de todos. Isso nos traz esperanças de manter (ou quem sabe até aumentar) o bom nível da produção científica em Estatística Bayesiana na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário