quinta-feira, 30 de abril de 2020

Previsão de curto e longo prazos da Covid19 - parte II


A postagem desta semana saiu com atraso para poder noticiar a publicação em forma completa do aplicativo de previsão da Covid19 que estamos desenvolvendo. A forma está completa porque pela primeira vez foi possível a inclusão das principais funcionalidades que gostaríamos de tornar publicas. O aplicativo pode ser acessado aqui. Ele será atualizado diariamente com a divulgação de novos dados e ainda está em desenvolvimento, onde esperamos poder incluir outras funcionalidades e aprimorar as já existentes.

Esse aplicativo é o resultado de um trabalho conjunto de professores e alunos de pós-graduação em Estatística da UFMG. Ele teve origem como um desafio em uma disciplina de pós-graduação após a suspensão das aulas devido à Covid19. O que foi iniciado com o objetivo de manter os alunos motivados e em atividade foi crescendo, ganhando forma, incorporando sugestões e recebendo a participação de outros alunos e professores, até chegar ao formato de um aplicativo disponível para uso pelo público em geral. 

Na configuração atual, o aplicativo tem 2 principais tipos de resultado: previsões de curto prazo e de longo prazo. O primeiro se refere a previsões de mortes e número de casos confirmados para o futuro imediato (até 1 a 2 semanas). Esse tipo de resultado é útil para se saber o que virá pela frente e saber o que esperar da pandemia.

O segundo tipo de previsões é mais abrangente e visa traçar um panorama mais completo da pandemia. Perguntas típicas nesse contexto são: quando o número de casos deixará de crescer e começará a decair? quantas pessoas essa pandemia irá adoecer? quando podemos esperar que a pandemia seja encerrada. Todas essas perguntas só podem ser respondidas a partir de uma visão global de todo o processo pandêmico. A previsão de longo prazo ajuda a quantificar esse panorama.

Todas as perguntas listadas acima estão respondidas de forma numérica no aplicativo. Assim, quem visitar as previsões para Pernambuco verá que o pico da pandemia nesse estado deverá ocorrer entre os dias 31 de maio e 20 de junho com 95% de probabilidade. Quem visitar as previsões do número total de casos para o Brasil verá que espera-se entre cerca de 500 mil e 600 mil casos confirmados. E quem visitar as previsões para o México verá que a pandemia terá acometido 99% da população mexicana (e portanto estará perto do fim) apenas daqui a 5 meses, entre 04 e 18 de outubro deste ano. Mas que, para a população alemã, o fim está bem mais próximo; mais precisamente entre 15 e 22 de maio.

Nossas previsões são sempre acompanhadas dos respectivos intervalos de probabilidade (ou credibilidade, no jargão estatístico) para que o usuário tenha sempre noção da verdadeira incerteza associada a cada previsão fornecida. Outro ponto importante é que essas previsões são sempre baseadas na manutenção das condições no dia em que a previsão foi feita. Possíveis alterações nas condições incluem tornar o isolamento mais rigoroso ou, por outro lado, ele ser abolido. Essas alterações podem causar mudanças substanciais nas previsões. Outro ponto importante é que novos dados chegam todo dia e impõe atualizações constantes nas análises. Isso também pode causar mudanças em diferentes aspectos das previsões.

A nossa abordagem para previsão é basicamente empírica, usando apenas os dados observados como fonte de informação. Nossas análises são baseadas em modelos estatísticos que tem por base a curva logística. Essa curva descreve um crescimento que começa intenso e vai desacelerando progressivamente até chegar ao seu limite. Esse comportamento é a base do que se espera de toda epidemia/pandemia. Inúmeras variações estão sendo testadas para acomodar mudanças nas condições, como já exemplificamos, existência de uma maior dispersão que a esperada pelos modelos usuais e generalizações da curva em questão. Todas essas possibilidades vem sendo exploradas com vista a uma melhor descrição do fenômeno sendo observado. 

Esperamos estar apresentando um apanhado útil do que todos, enquanto sociedade, podemos esperar dessa pandemia que tanta interferência vem causando nas vidas de todos nós e que possamos deixar todos um pouco mais informados do que esperar pela frente. 

2 comentários:

  1. Prezados,
    Parabéns pelo trabalho. Favor atentar para os números de mortes totais brasileiras nos dias 30 e 31 de maio. Ambos são de ordem de grandeza incompatível com a série histórica e o segundo ademais é negativo.
    Grato

    ResponderExcluir
  2. Esse problema foi causado pela mudança na formatação dos dados no portal da Covid19 do Ministério da Saude. Ele já foi identificado e corrigido no CovidLP.

    ResponderExcluir