terça-feira, 15 de setembro de 2020

Mais uma adição ao Projeto CovidLP

www.est.ufmg.br/covidlp

Como todos aqui tem acompanhado, minha assiduidade ao projeto StatPop tem deixado a desejar nos últimos meses. O principal responsável por essa ausência tem sido um outro projeto: o CovidLP. O que começou com um exercício para alunos de uma disciplina suspensa pela pandemia alcançou uma abrangência que não tinha nem de longe sido antecipada pelos seus participantes. 

O projeto agregou participantes externos a essa disciplina e com isso ganhou outras funcionalidades: um app online, um site, um blog e mais recentemente o pacote PandemicLP. Esse pacote, escrito em R, dá liberdade aos usuários mais avançados, interessados em estender as análises do app para outras unidades, como municípios ou microrregiões. Ele surgiu como demanda de alguns usuários do app.

Também como demanda externa, surgiu agora um novo membro para a família CovidLP. O interesse em deixar os desenvolvimentos científicos do projeto documentados sempre fez parte das demandas de muitos usuários. Só não estava claro para a nossa equipe a melhor forma de materializar isso. 

Um aviso recente postado por uma editora, solicitando contribuições no combate à pandemia, indicou um possível caminho. Após troca de alguns emails com a editora, ficou claro para nossa equipe que o formato mais adequado para essa veiculação do nosso projeto deveria ser através de um livro, contando todos os percalços e também os nossos achados sempre do ponto de vista científico. E isso foi feito. 

Elaboramos uma proposta de livro, calcada sobre nossa experiência no projeto e ela foi submetida à editora. A editora por sua vez enviou a proposta para análise de 6 revisores. Esses revisores atuaram de forma parecida à que atuam os revisores de artigos científicos. A diferença é que os revisores de artigos científicos avaliam um produto concluído e esses revisores analisaram apenas uma proposta.

As opiniões dos revisores chegaram em poucas semanas e nos foram enviadas pela editora. Elas continham uma grande diversidade de opiniões indo desde efusivos elogios a críticas claras, passando também por revisores que viam pontos positivos e negativos. A partir daí, nossa equipe se dedicou a rever a proposta de livro de forma que fosse possível contemplar as críticas, sem perder os elogios, mas principalmente sem perder o foco no que queríamos e achamos que deveríamos reportar.

Como a equipe tinha clareza do que queria, não foi difícil identificar as críticas que mereciam ser incorporadas e separa-las daquelas que, mesmo quando meritórias, tirariam o nosso foco. E isso, nós sabíamos que não nos interessaria. Um dos pontos que veio da revisão foi a necessidade de reforçar a contextualização epidemiológica. Essa parte nos deixou particularmente felizes por 2 motivos. O primeiro e mais óbvio é que ela nos permitiu reforçar o conteúdo científico da área de aplicação que estamos lidando. 

Esse motivo já seria suficiente, mas essa revisão nos possibilitou a gratificante inclusão do Leo Bastos na equipe do livro, para que ele trouxesse parte da sua larga experiência sobre o assunto. Aqueles que acompanham o StatPop, tem visto os vários comentários do Leo às nossas postagens. Mais recentemente, um belíssimo texto do Leo serviu como postagem recente aqui. Esse texto bateu todos os recordes de visualizações do StatPop, comprovando a sua relevância. Leo agora nos dará a chance de aprofundar no livro os seus questionamentos sobre dados de pandemias e possíveis tratamentos que podem a eles ser aplicados.

A revisão da proposta contendo esse e vários outros pontos foi enfim feita e enviada à editora. Felizmente, as mudanças propostas não removeram os apoios que já possuíamos e apontou uma solução melhorada tanto para nós, quanto para a editora e para os revisores. Ao final desse processo todo, a editora se sentiu confortável para decidir pelo apoio ao projeto. 

Assim, temos agora um novo componente dentro do CovidLP. Ele demandará muito esforço e concentração de toda a equipe envolvida mas todos ficaram muito felizes com a perspectiva que se abriu para nós. Teremos que trabalhar duro pelos próximos meses e esperamos concluir o texto até o início do próximo ano, como nos comprometemos.    

 A boa notícia para todos que nos pediam uma melhor documentação é que ela virá. A má notícia é que ela vai demorar mais do que os que pediam por isso imaginavam. Serão meses ao invés de semanas. Outro efeito colateral indesejável é que continuarei sendo atraído para longe do StatPop por mais algum tempo. Assim como houve a necessidade de informar esse episódio do CovidLP aqui, outros possivelmente ocorrerão e ensejarão postagens aqui.

Apesar de muito penoso para todos nós do ponto de vista pessoal, esse ano tem sido fonte de aprendizados das mais diferentes naturezas para a humanidade. Estamos cientes da dificuldade do desafio que assumimos. Mas estamos confiantes que conseguiremos juntar um material minimamente aceitável que sirva de testemunho de toda nossa jornada, faça jus a tudo que aprendemos e deixe um legado útil a futuros desenvolvedores de plataformas de previsão de pandemias ou até mesmo de outros fenômenos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário