segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Concurso 3MT de projetos de teses da UFRJ

O concurso acaba de ser lançado como uma iniciativa da UFRJ, coordenada por uma parceira entre Fórum de Ciência e Cultura e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ. Ele envolve a elaboração de um video de 3 minutos por doutorandos e recém-doutores da UFRJ. Obviamente esse formato não permite grandes detalhamentos mas prioriza uma forma rápida porém eficaz de repassar o conhecimento gerado para toda a sociedade. A avaliação envolve uma análise dos videos por uma banca de especialistas e também por uma votação popular aberta a todo o público. Essa 2a componente evidencia o aspecto de disseminação do conhecimento gerado dentro da UFRJ para a sociedade para qual ela se propõe a servir. o site do concurso lista os seguintes objetivos:

● Desenvolver as competências de comunicação dos participantes, estimulando a divulgação científica de seus projetos de doutorado de forma concisa e envolvente, por meio de uma linguagem acessível, ampliando suas habilidades de dialogar com diferentes públicos; 

● Promover a cultura científica e a interdisciplinaridade do conhecimento de forma clara e acessível; 

● Estabelecer relações com a comunidade interna e externa à Universidade, despertando o interesse pelo conhecimento científico; 

● Fomentar o diálogo entre ciência e sociedade, fortalecendo o papel social da universidade e de seus discentes.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas aqui.

O concurso teve um alto alcance dentro da pós-graduação (PG) da UFRJ e teve mais de 300 candidaturas de muitos (talvez todos os) Programas de Pós-Graduação. O Instituto de Matemática teve 2 candidaturas aceitas: a aluna Izabel Nolau, da PG em Estatística, e do ex-aluno recém doutorado Cristian Sierra, da PG em Matemática.  

Seus respectivos videos podem ser vistos em Izabel e Cristian. Para votar nesses candidatos, basta curtir/dar um like (clicando em 👍)  abaixo dos videos. Eu já deixei meus votos para eles. Junte-se a nós. Vamos apoiar essa iniciativa. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário