terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As companhias aéreas brasileiras são seguras?

1001crash.com

Um ponto que eu quero trazer para esse blog é a discussão de como apresentar e reportar dados e análises de dados. Essa tarefa, que parece simples, está longe de ser trivial. Muitas vezes erros grosseiros são cometidos em análises dessa natureza. Procurarei trazer para cá a discussão sempre que aparecer uma análise que me parece interessante, qualquer que seja o motivo de interesse. 

Semana passada (dia 23/01/2013), o site http://finance.yahoo.com/ divulgou a lista das 10 companhias aéreas mais perigosas do mundo. Essa lista foi compilada pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Centre (JACDEC) em seu relatório anual. Esse centro contém uma série de estatísticas sobre acidentes aéreos e as disponibiliza em seu site. A lista completa com todas as companhias aéreas analisadas pode ser lida aqui. (A leitura é um pouco dificultada pelo fato do site ser alemão.)

Chamou a nossa atenção que nessa lista constavam as 2 maiores companhias brasileiras TAM e GOL e em posições muito altas: TAM em 2o lugar e GOL em 4o lugar. Fui ver essa pouco honrosa tabela para tentar entender o porque dessas colocações. Não tenho nada a falar sobre a TAM mas gostaria de discutir a posição ocupada pela GOL.

Chamou a minha atenção a GOL estar em 4o lugar com apenas 1 queda de avião: a trágica colisão com o jatinho Legacy em 29/09/2006 com a morte de 154 pessoas. Isso contrastava com todas as outras companhias nesse desonroso top 10. Todas elas tinham mais de 1 queda de avião, com exceção da South African Airlines (9o lugar) que também tinha apenas 1 queda de avião.

Fui procurar saber como era feito esse ranking e vi que ele levava em conta o número de aviões caídos, número de mortes causadas e isso foi padronizado pelo número de horas voadas pela companhia. É importante destacar que essa padronização é fundamental mas foi restrita aos últimos 30 anos. Além disso, a compilação não levou em conta se a companhia aérea foi responsável pelo acidente. E ai comecei a entender o porque da posição da GOL. 

Diferentemente de todas as outras companhias nesse desabonador top 10, a GOL existe há apenas 12 anos. Ela não acumulou história suficiente, diferente das outras companhias listadas. A padronização implica que 1 acidente em 12 anos equivale a 2,5 acidentes em 30 anos. Quando comparada com a quase totalidade das outras companhias, que tem esses 30 anos de história, isso se torna um número alto. A Swiss é outra companhia nova com 1 acidente mas ela ficou em 27o lugar, possivelmente pelo fato do acidente ter ocasionado a morte de apenas 10 pessoas.

Aceito sugestões de como remediar essa situação mas está claro para mim que a comparação de muitas companhias com 30 anos de história com outras poucas de muito menos anos de vida é indevida e possivelmente injusta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário