terça-feira, 9 de julho de 2013

Almoço grátis



Não existe algo como almoço grátis é uma expressão muito comum, especialmente entre economistas após ser popularizada por Milton Friedman, Prêmio Nobel de Economia. Ela remete à idéia de que não há como ganhar algo sem pagar em troca de alguma maneira. Uma outra expressão interessante, contendo idéia similar, é: "se você não está pagando por um produto, você não é o consumidor; é o produto". Essa frase é mais recente, atribuída a Andrew Lewis. Em seu twitter @andlewis, ele assume a autoria mas humildemente supõe que alguém já a tivesse imaginado antes. Em resumo, o fundamento dessas idéias é que nada vem grátis na vida. 

Essas noções são importante para lidar com várias situações na vida. Um exemplo interessante, ligado ao tema deste blog, é um esquema de previsões perfeitas. Para contextualizar, suponha que voce recebe um email de um desconhecido mas o assunto Previsão perfeita o atrai e você abre o email. Nesse email, o remetente te informa que um determinado ativo financeiro irá valorizar no dia seguinte. O dia seguinte chega e o ativo efetivamente se valorizou. Você não dá muita importância ao fato; afinal, se ele o remetente estiver chutando, ele tem 50% de chances de acertar. Passa uma semana e você recebe um novo email desse mesmo remetente. Novamente, ele afirma que um determinado ativo vai se valorizar no dia seguinte e ele se valoriza. Você ainda permanece cético. Afinal, as chances de ele acertar 2 previsões por pura adivinhação seriam de 25%, pois teríamos 4 possibilidades com as mesmas chances. Passada mais uma semana, você recebe outra previsão certeira e isso se reptete por 7 semanas consecutivas. Na 8a semana, o mesmo remetente manda novamente um email. Só que agora ele se dispõe a divulgar sua previsão apenas após o pagamento de uma taxa de R$100. Você faz as contas e verifica que, se ele apenas adivinhou, as chances de acertar seriam de 1/27, isto é, menos de 1%! O que você deve fazer?

Vamos agora olhar para a situação sob o ponto de vista do remetente. Imagine que ele dispõe de uma mala direta com 1280 (=10 x 27) endereços de emails. Na 1a etapa, ele manda 2 emails: o 1o diz que um ativo vai valorizar e o 2o email diz o contrário. Esses emails são repartidos em partes iguais para sua mala direta. Ele então descarta os 640 destinatários que receberam a previsão errada, ficando apenas com os 640 que receberam a previsão correta (metade da mala direta original), e repete na 2a semana o procedimento da 1a semana apenas para aqueles esses 640 destinatários. Apenas 320 destinatários recebem a previsão correta e novamente e os outros 320 são descartados. Se ele repete o mesmo procedimento por 7 semanas, na 8a semana restarão em sua lista apenas 10 destinatários com todas as 7 previsões corretas. Se 5 desses destinatários aceitarem pagar a taxa, ele recebe R$500 sem nenhum esforço. E não tem nada de perfeito nas suas previsões. 

Esse esquema pode ser alterado em diversas direções mas o ponto básico é que a previsão não tem nada de especial, muito menos de perfeita. Se você pagar a taxa, tem grandes chances de perder seu dinheiro embora possa parecer que não. Em suma, sempre que você receber uma oferta milagrosa, investigue. As maiores chances são do milagre ser a rapidez com que você irá perder dinheiro.

  

2 comentários:

  1. Dani, texto como este, informativos, leves e bem-humorados, me levam a lhe sugerir que depois de um tempo "blogando" pense em reunir os melhores posts e os publique como um livro de divulgação da Estatística. O que acha? Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Edson, voltamos a conversar sobre isso quando chegar a hora e você encontrar uma editora interessada.

    ResponderExcluir