terça-feira, 8 de outubro de 2013

Outros blogs de Estatística

dreamstime.com

A indústria de blogs explodiu nos últimos anos e não é surpresa que a Estatística tenha seguido esse padrão. Este blog mesmo é a testemunha da facilidade com quem eles podem ser construídos, mesmo para pessoas pouco afeitas a todos os avanços tecnológicos que vem sendo disponibilizados.

Sendo assim, estou muito longe de poder ser considerado um expert em blogs mas não custa comentar sobre os bons exemplos que tenho visto por ai na área de Estatística. A lista que segue abaixo não é baseada em um levantamento sistemático e abrangente mas sim no que atraiu a minha atenção.

Embora não considere o melhor dos blogs (de minha lista), começo a numeração pelo blog de Andrew Gelman (www.andrewgelman.com) pois foi o blog que me serviu de motivador para a construção do meu. Andrew é um pesquisador ativo de Estatística, é professor de um depto voltado para inovações metodológicas mas tem também um grande interesse pelo uso da Estatística em questõs de cunho social, como política e sociologia. Seu blog é mais voltado para discussões sobre o uso de Estatística nessas áreas mas pessoas interessadas em usos em outras áreas certamente encontrarão material de seu interesse por lá.

Outro blog que gostaria de destacar a seguir é o blog www.understandinguncertainty.org de David Spiegelhalter. Trata-se também de um pesquisador na linha tradicional de desenvolver avanços metodológicos, em conjunto com avanços em termos aplicados na área biomédica. David esteve à frente do desenvolvimento do software BUGS, tão importante para a disseminação da Estatística Bayesiana via MCMC. 

Diferentemente de Gelman, David não se ocupa mais de propor novos avanços teóricos. Ele se dedica atualmente de forma integral à divulgação de Estatística mas o faz a partir de uma posição de Professor Titular da prestigiada Universidade de Cambridge. O seu blog é o reflexo de uma carreira dedicada à essa divulgação e tem como características interessantes a presença de links para videos e animações.

Não dá para deixar de mencionar também o blog www.fivethirtyeight.com do fenômeno de mídia do momento, Nate Silver. Após seu sucesso global no ano passado, seu blog virou um mega-empreendimento, bem ao estilo empreendedor que só os americanos sabem ter, empregando uma série de técnicos especializados em Jornalismo, Estatística, etc... Uma visita recente me colocou perante um anúncio de contratação de vários outros técnicos logo no início do blog!

Finalmente, gostaria de mencionar os blogs mais técnicos de Cristian Robert (xianblog.wordpress.com), um pesquisador extremamente experiente e produtivo, e do Thiago Martins (tgmstat.wordpress.com), um promissor ex-aluno de mestrado, atualmente fazendo doutorado em Estatística no exterior.

Boas navegadas estatísticas na web!

2 comentários:

  1. Dani, um otimo site pra se acompanhar eh o http://www.statsblogs.com/ . Eles agregam varios blogs de Estatistica, incluindo o do Andrew Gelman e o do Christian Robert. Ja que eles aceitam alguns posts em Frances, sera que nao gostariam de divulgar um bom blog em Portugues tambem? :)

    ResponderExcluir