terça-feira, 28 de janeiro de 2014

É mais seguro viajar de carro ou avião?

https://commons.wikimedia.org/wiki


O debate por traz dessa pergunta é infindável e não sou eu que vou mudar esse quadro. Mas a pergunta sempre reaparece com força nessa época de férias e valia a pena falar um pouco sobre isso aqui. Afinal trata-se de uma comparação que se não for essencialmente numérica tem, no mínimo, uma forte componente associada a dados.

A grande dificuldade é como comparar a segurança das viagens de carro à de viagens de avião. Não me parece ser adequado simplesmente contar os números absolutos de acidentes nos 2 tipos de meios de transporte. Alguns acidentes são muito menos graves que outros e juntar tudo poderia ser enganoso. Existe a percepção em muitas pessoas que viajar de avião é mais perigoso pois cada acidente de avião tipicamente resulta em mais fatalidades. Dai já surge um outro problema: como compatibilizar acidentes envolvendo mortes com acidentes onde não houve mortes? O que é pior: como comparar 10 acidentes sem gravidade deixando apenas feridos leves ou 1 acidente envolvendo 1 morte? Isso exigiria colocar ponderadores para a vida de pessoas, o que está longe de ser tarefa simples.

Além disso, existe a necessidade de padronização: devemos considerar taxas de acidentes, isto é, o quociente entre o número de acidentes e algum número que represente as viagens realizadas. Um possível representante é o numero de viagens realizadas. Mas será que uma viagem do Rio a Belo Horizonte (distantes cerca de 450kms um do outro) deveria ser contada da mesma forma que uma viagem de Porto Alegre a Fortaleza (uma distância 10 vezes maior)? Além disso, não haveria necessidade de padronizar pelo número de pessoas envolvidas, tanto nos acidentes quanto nas viagens sem incidentes?

Enfim, o número e a natureza das variáveis envolvidas para a correta comparação entre os 2 tipos de viagem torna essa tarefa muito mais difícil do que poderia se imaginar inicialmente. Gostaria de mencionar apenas um dos vários textos disponíveis na internet sobre o assunto. Nesse texto, o autor defende enfaticamente, baseado em dados coletados, a maior segurança do avião sobre o carro e também quantifica, usando estatísticas simples dos Estados Unidos, quão mais seguras são as viagens em avião comparadas às viagens de carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário