terça-feira, 29 de abril de 2014

Significance

www.rss.org.uk

Um dos mais consistentes esforços na direção de popularização da Estatística a nível mundial é a revista Significance. Esse periódico é publicado a cada 2 meses pelas Sociedades de Estatística inglesa e americana e tem como objetivo primordial a discussão de assuntos envolvendo Estatística que tem apelo para a sociedade em geral. Ele é estruturado como um periódico científico, tema que será tratado em postagem futura. Para esta postagem isso significa que o seu conteúdo é controlado por um editor chefe, cujas decisões são tomadas com base em um corpo editorial indicado pelas sociedades científicas acima. A lista desses editores associados possui pesquisadores de renome de importantes universidades espalhadas pelo mundo mas concentradas nos 2 países mantenedores da revista. Com isso, tem-se a garantia de alta qualidade dos textos e das análises feitas dos assuntos lá publicados.

O formato da revista é como de uma revista normal, daquelas que se compra nas bancas de jornais. O preço da assinatura não é caro, girando em torno de US$60 anuais. A revista basicamente consiste de textos sobre temas específicos ligados à Estatística. Esses textos não são longos; em geral, tem um máximo de 4 páginas. Mas o mais importante é que esses textos se dedicam a temas relevantes para a sociedade e são escrito com pouca ou nenhuma fórmula. O que se procura é discutir de forma simples temas complexos.

Uma inspeção no volume de fevereiro deste ano, que recebi recentemente pelo correio, apresenta textos sobre os seguintes temas:
  • qual a melhor forma de medir distribuição de renda de um grupo (país, continente, estado, ...)? O artigo procura discutir formas comumente usadas, como o índice de Gini, e aponta para a relevância de comparações baseadas nas caudas das distribuições (onde ficam os mais ricos e os mais pobres);
  • quais os reais efeitos de plantações geneticamente modificadas? Existe muita controvérsia sobre o assunto mas o texto focaliza no possível aumento da mortalidade por suicídio de pequenos agricultores indianos, noticiada na imprensa britânica sobre uma denúncia feita em 2008 pelo então Principe Charles.
  • como uma instituição de caridade que atua a nível mundial faz para distribuir os recursos provenientes das doações que recebe? Uma entrevista com um consultor senior da Oxfam procura explicar como isso pode ser feito.
  • como representar de forma útil a migração entre regiões de um país ou de um continente? Algumas formas de fazer essa representação de forma gráfica são discutidas
Além de temas como esses, também existem as usuais seções de análise de livros recém-lançados que sejam de alguma forma ligados à Estatística e cartas dos leitores, sempre repercutindo de forma inteligente textos recentemente publicados na revista. Também é dada muita ênfase à importante questão da visualização de dados e frequentemente são publicados textos específicos sobre esse tema atual.

Resumindo, quem gosta de ver discussão sobre uso da Estatística em temas relevantes apresentada de forma simples, com um mínimo de matemática, terá um prato cheio na Significance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário