terça-feira, 6 de maio de 2014

Estatística Futebol Clube

labbola.com

O título não se refere a um novo e exótico clube. Trata-se de nome escolhido pelo Fantástico, um dos programas de maior audiência da TV brasileira, para uma série de reportagens sobre Estatística e futebol. Aproveitando a proximidade da Copa do Mundo e o crescente aumento de interesse pelo futebol, o programa decidiu focar na importância do tratamento de dados disponíveis sobre o tema e mostrou de forma bastante bem produzida como a simples tabulação de dados relevantes pode ser útil para melhorar o desempenho de uma equipe de futebol. 

Achei particularmente interessante a descrição do trabalho do analista de dados do Atlético Mineiro na última Copa Libertadores da América. Ele coletou dados para um estudo do comportamento dos cobradores de penaltis das equipes adversárias. Coincidência ou não, o desempenho do clube nesse particular quesito foi crucial para vitórias da equipe nas 3 últimas e mais importantes etapas da competição (4as de final, semifinal e final). Defesas, que muitos consideraram milagrosas, garantiram a passagem às etapas seguintes e ao título.

Outro ponto interessante da reportagem: os especialistas entrevistados foram chamados de analistas de dados e não de estatísticos. Não sei qual é a formação desses profissionais mas a tarefa que eles pareceram descrever era mais ligada à essa parte importante mas preliminar da tarefa de qualquer estatístico, que é a de fazer uma análise exploratória dos dados. O estatístico está capacitado a ir mais além e formular modelos e hipóteses e verificar sua adequação e aplicabilidade. Muito pouco foi falado na reportagem sobre essa parte.

Sei que esse assunto já foi objeto de várias postagens aqui neste blog. Para ter uma idéia, basta escrever futebol na caixa de pesquisa no canto superior direito da tela de visualização ou clicar no assunto esportes, um pouco mais abaixo na coluna da direita. Mas uma divulgação com o nível de abrangência na sociedade que essa série do Fantástico pode trazer para a Estatística não poderia passar sem nenhum registro aqui. 

Para quem quiser acessar a íntegra do 1o episódio da série de reportagens, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário