www.crcpress.com/product/isbn/9781439878804
O título desta postagem se refere a um livro que acaba de ser lançado em 2a edição pela editora Chapman & Hall em co-autoria minha com meus colegas Helio S. Migon e Francisco Louzada. Chapman & Hall ou CRC Press é uma das mais respeitadas e tradicionais editoras de textos científicos, editando centenas de livros novos só de Estatística a cada ano. Assim, os autores estão muito satisfeitos que o desfecho desta etapa.
Esse livro é resultado de um esforço de décadas de ensino de Estatística, cujas etapas anteriores envolveram:
- um livro de título idêntico ao desta postagem, editado pela UFRJ em 1991;
- um livro de título idêntico ao da 2a edição, já em inglês e editado pela Edward Arnold, em 1999.
Vimos usando esse material para ensinar Estatística de uma maneira mais formalizada desde então na UFRJ. Idealmente, a edição em português satisfaria nossos interesses mas não conseguimos encontrar nenhuma editora com alcance nacional disposta e bancar essa empreitada. Assim, fomos obrigados a verter nosso texto para a língua inglesa para que o projeto pudesse sair do papel.
O que esse livro propõe é exatamente o que o seu título diz: apresentar o tópico Estatística de uma forma integrada. Existem 2 grandes formas de ver Estatística, como já falado aqui neste blog: a visão Bayesiana e a visão frequentista. Embora a última tenha dominado o mundo no século passado tanto em desenvolvimentos teóricos quanto em sua aplicação, a primeira vem paulatinamente ganhando força e seguidores graças ao avanço computacional das últimas décadas. No momento, podemos colocar ambas em igualdade de forças. Assim, nada mais oportuno que apresentar essas 2 vertentes dessa forma.
Um leitor desavisado poderia dizer que isso não é nada mais que o óbvio. Por mais paradoxal que possa parecer, essa obviedade está longe de ser a forma dominante de apresentação do assunto. A grande maioria dos livros opta por uma visão que privilegia apenas uma dessas formas de ver Estatística. Achamos que isso é um erro em termos de livros texto e que ambas as perspectivas precisam ser apresentadas de forma integrada, destacando suas vantagens e desvantagens relativas, para facilitar ao aluno o desenvolvimento de seu senso crítico sobre o assunto.
Foi isso que se vimos procurando fazer em todas as versões até agora, de uma forma sucinta mas formalizada matematicamente. Assim, não é um livro para leigos; ele só terá alguma utilidade para pessoas com uma formação matemática mínima. As versões anteriores foram etapas nesse mesmo processo. Acreditamos que agora estejamos bem mais perto de nosso objetivo final. O teste final será dado, como em qualquer livro, pela aceitação da forma final pelos leitores.
Mais informação sobre o livro pode ser encontrada aqui.
Mais informação sobre o livro pode ser encontrada aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário