terça-feira, 19 de abril de 2016

A Estatística do processo de impedimento da Dilma - parte II

http://infograficos.estadao.com.br/politica/placar-do-impeachment/


Eu havia antecipado um aumento na estimativa de apoio ao impedimento da Dilma e salientado a relevância desse aumento como indicação de uma tendência na postagem extra do dia 15/04/2016. A importância da tendência em pesquisas eleitorais já havia sido destacada em postagem passada. Esse tema ainda parece ser incipiente nas aplicações de amostragem no Brasil embora seja adotado corriqueiramente em outros países.

Nesse sentido, mesmo utilizando métodos extremamente simples, a estimativa fornecida na postagem extra, acrescida de uma tendência chega muito perto dos 367 votos obtidos a favor do impeachment. Vale ressaltar que a estimativa feita no dia 15/04 usava apenas a informação sobre a inclinação dos deputados inscritos para falar na sessão que atingiu tempo recorde de duração. Outras contabilizações estavam sendo feitas pelos grandes jornais e organizações diversas e apontavam para valores similares, como a tendência ilustrado na figura acima. Devido a dificuldade para verificar se a informação fornecida pelo deputado poderia ser acreditada, preferi não utiliza-la. 

O ponto que eu queria enfatizar aqui mais uma vez é a importância de considerar a série histórica de pesquisas no momento de prever o resultado final na hora da votação. Mais uma vez, pode-se ver a existência de um fenômeno que apontava para um padrão consistente de crescimento. Isso não deve ser ignorado na hora de prever o resultado futuro. Queria destacar também que muitos sustentavam que não seria possível prever com precisão devido à grande aleatoriedade do processo, fomentada pela escassez de dados e volatilidade dos nossos congressistas. O que se observou de fato foi um processo com comportamento relativamente estável, de volatilidade baixa para média e portanto passível de modelagem estatística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário