terça-feira, 3 de maio de 2016

Leicester

www.reuters.com

Acaba de ocorrer ontem (02/05/2016) um evento que encheu de felicidade amantes de futebol espalhados por todo o mundo. A equipe do Leicester sagrou-se campeã inglêsa com 2 rodadas de antecipação, levando ao êxtase sua apaixonada torcida, como se pode ver na foto acima. Essa antecedência se materializou após o empate da equipe do Tottenham contra a equipe do Chelsea e com isso o único perseguidor que ainda tinha chances de título ficou matematicamente alijado da disputa. Trata-se do primeiro título obtido pela equipe da região central da Inglaterra após 132 anos de existência.

Esse fato por si só já seria digno de nota da importância do acontecido. Afinal, a Premiership (como é conhecida a 1a divisão do futebol inglês) é o campeonato mais rico do planeta com o maiores investimentos da equipes e de propaganda. Recentemente, esse mercado promissor e apaixonado pelo esporte recebeu um influxo não desprezível de magnatas de outras partes do mundo que compraram clubes tradicionais de futebol e investiram centenas de milhares de libras na formação de equipes de ponta. E existe um consenso no esporte que investimento está diretamente relacionado a resultado.

A equipe do Leicester vem quebrar todos os paradigmas de um mercado crescentemente globalizado e com cada vez menos espaço para excentricidades. Trata-se de equipe que, embora tradicional, vive na gangorra entre rebaixamento para a 2a divisão e disputas ferrenhas para se manter fora da zona de rebaixamento. A meta do Leicester para este ano era essa: não ser rebaixado. A equipe tinha acabado de sobreviver heroicamente ao rebaixamento no campeonato anterior depois de uma sequência de 7 vitórias nas últimas 9 partidas.

O investimento feito na montagem da equipe visou esse objetivo. A equipe foi formada com um dos menores orçamentos ao início do campeonato (16o de um total de 20 times). Seu principal jogador (o argelino Mahrez) havia sido adquirido pela bagatela de meio milhão de libras (valores baixos até mesmo para o financeiramente combalido mercado brasileiro). O técnico contratado possuia grande experiência mas tinha conquistado apenas 2 títulos até então e ambos de menor expressão.

Qual o segredo dessa equipe então, a ponto de desbancar mega-equipes? Para começar, a equipe reconheceu suas limitações e não fez nenhuma questão de ter domínio da posse de bola. O índice de posse de bola é um dos mais reconhecidos como indicativo de domínio do jogo. E domínio do jogo é um bom indicativo do resultado de uma partida. Pois o Leicester foi a equipe foi uma das equipes com menor percentagem de posse (cerca de 30%) dentre os 20 times da Premiership. Outro ponto que pode ser em parte creditado ao treinador e em parte creditado ao acaso foi que a equipe "deu liga", isto é, os jogadores se encaixaram no esquema montado e souberam executar à perfeição o que deles foi exigido.

Um belo exemplo disso é dado pelo artilheiro da equipe. Com perfil muito distante do futebolista padrão, Jamie Vardy cresceu à margem do caminho usual de formação. Trabalhou como operário até os 24 anos ao mesmo tempo que jogava por equipes de divisões inferiores em troca de pequenos pro-labores. Foi quando foi transferido para o Leicester, então na 2a divisão. Apesar do bom desempenho, não chegou a chamar atenção de nenhuma grande equipe até a atual temporada, onde se tornou o goleador operário. A principal tática do Leicester era deixar o adversário ocupar o seu campo trocando passes até que a posse da bola fosse reconquistada. De posse da bola, a equipe baseou seu jogo em lançar bolas em profundidade para o talentoso Vardy brigar contra os zagueiros adversários na corrida e tentar marcar gols. A tática deu certo: Vardy é o artilheiro do campeonato e já brilha na seleção nacional inglesa. Outro exemplo menos vistoso mas não menos importante foi o pequenino volante francês Kanté, que se tornou o maior roubador de bola do campeonato e também foi galgado à sua seleção nacional.

Esses pontos reforçam a posição do futebol como um dos maiores geradores de outliers no meio esportivo. Alguns comentaristas esportivos creditam o feito do Leicester como o maior da história do futebol. Isso explica parte do encanto especial que essa modalidade esportiva oferece. Os motivos que conferem ao futebol essa condição são um capítulo a parte e merecem uma postagem especial onde essa minha tese possa ser defendida e detalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário