terça-feira, 7 de março de 2017

Colocando as chances para trabalhar

 www.worldscientific.com/worldscibooks/10.1142/3454

O título desta postagem é uma tradução livre que fiz do título Putting Chances to Work, do livro escrito pela Dra. Nalini Krishnankutty e publicado em 1996 pela editora Dialogue. Apesar de seu doutorado em Engenharia Química, Nalini se especializou em escrever sobre aspectos pessoais de cientistas e outras formas de popularização da ciência para a sociedade em geral. 

Este livro em particular trata da trajetória pessoal do estatístico Calyampudy Radhakrishna Rao (ou C. R. Rao), com alguma ênfase na sua vida profissional. Uma crítica sucinta mas positiva do livro foi feita pelo nosso colega Basílio. O título do livro deve ter sido baseado no livro homônimo escrito pelo próprio Rao alguns anos antes, cuja capa ilustra esta postagem acima.

Aproveitei o feriado de Carnaval para ler o livro, que não é muito extenso e tem leitura fácil. Através dele, ficamos sabendo um pouco sobre a vida de um dos maiores pesquisadores vivos de Estatística. O livro acompanha o pesquisador desde sua infância, ilustrando seu grande precoce brilhantismo nas fases anteriores (pré-universitárias) de sua formação.

Filho de um funcionário público de bom nível hierárquico e de uma das castas mais altas, Rao teve uma infância/adolescência sem luxos mas confortável. Como exemplo, pode ser citada a mudança da família para a cidade onde estava situada a universidade onde Rao obteve sua formação acadêmica em matemática. Apesar de seu interesse em aplicações de Matemática, Rao não teve muito contato com a Estatística durante sua formação.

Esse contato se deu de forma fortuita e casual. durante uma ida a Calcuta para uma seleção para um emprego que não o interessou muito, Rao soube por um conhecido da sua região da existência do International Statistical Institute (ISI). Acho que muitos profissionais da área, entre os quais me incluo, foram trazidos para a área através de encontros igualmente fortuitos sobre a existência de oportunidades de trabalho e/ou estudo na área. O ISI foi um polo atrator e disseminador da formação da Estatística na Índia e foi criado e desenvolvido a partir da desenvoltura científica e política de um de seus fundadores, Prasanta Chandra Mahalanobis, natural de Calcuta. 

O primeiro contato de Rao com o ISI no início dos anos 1940 foi um tanto errático pois o instituto estava em processo de estruturação e não tinha seus cursos bem organizados. Apesar disso, Rao tomou algumas das poucas disciplinas que estavam disponíveis. Isso foi o suficiente para ele se inteirar do estado atual dessa ciência que estava ainda engatinhando. A maior prova do seu brilhantismo foram os 2 teoremas que ele provou nesse período:
  1. teorema de Rao-Blackwell, onde ele mostra que usar estatística suficientes é sempre uma boa estratégia de construção de estimadores;
  2. teorema de Carmer-Rao, onde ele mostra que existe um limite inferior para a variância de estimadores.
Chama a atenção que ambos os teoremas foram provados de forma concomitante por outros pesquisadores, dai a denominação composta deles. Isso é só uma comprovação da efervescência daquela época onde ainda se construia do arcabouço teórico da Estatística (frequentista), tal qual o conhecemos. 

Ambos os resultados foram obtidos por Rao em 1945. Nessa época, ele tinha a tenra idade de 25 anos, antes mesmo do início de seu doutorado. Esses resultados fazem parte da essência da construção de estimadores, devem ser do conhecimento de qualquer pessoa interessada na teoria estatística e tiveram uma importância enorme no desenvolvimento de estimadores. Acho que eles são a prova mais eloquente da genialidade de C. R. Rao.


Após essa fase, Rao foi indicado por Mahalanobis para fazer um estágio em Cambridge no Reino Unido. Esse estágio lhe permitiu realizar o trabalho necessário para a obtenção de um título de doutor. Sua tese foi feita a partir do maior contato de Rao com aplicações de Estatística. Esse contato se provou muito útil para a vida profissional futura de Rao e deu origem a muitas outras contribuições de Rao em termos de criação e caracterização de ferramentas estatísticas úteis para utilização em aplicações práticas.

Após o término desse estágio, Rao volta para a Índia com o titulo de doutor. Mahalanobis se aproximou de Rao e foi colocando ele progressivamente à frente da estrutura do ISI, onde ele permaneceu por cerca de 3 décadas e ajudou a formatar o ISI em seu estado atual. Ele só saiu de lá após a sua aposentadoria, indo para os Estados Unidos inicialmente como visitante para acompanhar os estudos de um de seus filhos, numa trajetória de certa forma similar à de seu pai. Lá ele ficou até hoje onde se mantem ativo de alto de seus quase 100 anos.

O livro aponta uma série de peculiaridades tanto pessoais quanto profissionais de Rao e trata um pouco de sua vida pessoal, sua família, esposa e filhos e seus outros interesses. Acho que se trata de um painel interessante sobre a vida de um dos maiores pesquisadores de nossa área, detentor de várias honrarias em instituições e universidades espalhadas pelo mundo. 

Recomendo a leitura.

Um comentário:

  1. Dani
    A capa apresentada não é a do livro bibliografia. A bibliografia tem o titulo : Putting Chance to Work a Life in Statistics: A Biography of C. R. Rao.
    Este livro com a capa apresentada trata de uma serie de conferencias que o Rao apresentou em lugares diferentes na India em homenagem ao genio matematico Ramanuja. Trata-se de um livro excepcional com diversas edições.Trata por exemplo de "weighted distributions" criada pelo proprio Rao.
    Meu comentario sobre a biografia foi :
    The bibliography of Prof. Rao tells you how human he is
    By BASILIO B PEREIRAon August 12, 2000
    Format: Paperback
    Apart to show the importance of Prof Rao s work and dedication to science ,this little book is great in showing how great is his human side.The comments from others that knew him ,collected at the end of the book,gives you a hint of how nice and helpful he has been to people and scientists in need of help through out of the world.Reading this book is a must to all ,and a lesson of how we should try to live our lives.

    ResponderExcluir