terça-feira, 30 de maio de 2017

Dia do Estatístico 2017

 http://www.ufjf.br/bigdata

Como já dissemos aqui antes, o dia 29 de maio é a data escolhida para comemorar o Dia do Estatístico no Brasil. Essa é a data de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não surpreende que a data sirva também para comemorar o Dia do Geógrafo. [O momento não é dos mais apropriados para comemoração pelo IBGE pois a instituição está há alguns dias sem o seu presidente, que foi deslocado pelo governo federal para assumir o BNDES.]

Ao longo do país, vários eventos aconteceram ontem para marcar a data e comemorar o dia. Essas manifestações ocorreram principalmente em instituições acadêmicas. Mas algumas entidades de classe como Conselhos Regionais e Federal e também outros instituições onde Estatística é empregada de forma mais constante.  

Pode-se notar nas programações desses eventos uma preocupação crescente ao longo dos anos de aproximar a vida acadêmica de pesquisa e investigação com uma maior inserção no mercado de trabalho. Assim, pesquisadores estão falando não mais de seus específicos projetos de pesquisa mas contextualizando-os dentro do panorama mais amplo da utilização dessa ferramenta no mercado de trabalho.

Além disso, pode se notar ainda que de forma incipiente um maior interesse em temas na ordem do dia da Estatística no mundo mas pouco tratados no Brasil. Especial atenção vem sendo dada aos temas atuais de Big Data e Data Science. Para se ter uma idéia, o Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora vai organizar um workshop sobre o assunto na próxima semana. As inscrições já se esgotaram com mais de uma semana de antecedência.  

Esse movimento é muito saudável e cumpre a missão de aproximar a academia com o mercado de trabalho, que ainda estão situados muito distante um do outro. Tomara que esse movimento só se intensifique.

A programação de uma amostra de instituições de diferentes regiões do país é listada abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário