terça-feira, 6 de junho de 2017

Palestras virtuais

Fonte: Nascimento, Gamerman & Lopes (2016)


A entrada da internet na vida da sociedade provocou uma mudança sem volta na forma que a humanidade passou a se comunicar. Esse processo está longe de estar encerrado mas já deixou marcas permanentes. Podemos hoje falar com e ver nossos interlocutores em qualquer parte do planeta. Obviamente isso tem impacto nas nossas atividades profissionais.

A ciência não podia ficar à parte desse processo. Muito pelo contrário, deveria estar à frente dele. Reuniões de trabalho para discutir projetos de pesquisa tem sido rotineiramente feitas ao redor do mundo. O mesmo vale para palestras e conferências. É claro que o assunto não é livre de polêmica; contato presencial continua sendo a melhor opção mas em situações onde ele é inviável, contatos virtuais constituem uma ótima opção substituta. Essa alternativa é particularmente relevante em cenários onde recursos são escassos, como a atual situação pela qual o Brasil está passando.

É dentro desse espírito que se insere a recente iniciativa do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esse tradicional departamento possui já há muitos anos um ciclo de palestras onde professores de diferentes instituições apresentam seus trabalhos de pesquisa. Eu mesmo já tive o prazer de participar desse ciclo em algumas oportunidades no passado. Entretanto, a situação econômica das universidades tem dificultado a concretização desse tipo de atividade, especialmente para aquelas distantes de outros centros. 

A solução adotada pela UFBA foi promover o seu ciclo de palestras de Estatística no formato virtual. Tive o prazer de fazer a apresentação inaugural do desse novo formato na última sexta feira, dia 02 de junho de 2017. Na realidade, hove uma série de palestras anteriores à minha dentro desse formato mas resolveram me apresentar como palestrante inaugural, uma distinção que muito me honrou. Minha palestra versou sobre análise de valores extremos e suas aplicações em finanças. A figura acima fez parte da apresentação e fornece uma ilustração sobre os resultados dessa análise e a identificação de períodos de crise/turbulência no mercado, através de indicadores estatísticos.

Houve alguns pequenos problemas na atividade, em parte associados à minha inexperiência nesse novo formato e em outra parte com alguns problemas técnicos com a transmissão também não ajudaram. A que mais lamento é a janela com a minha imagem ter ficado concentrada na parte da tela que não foi projetada e não ter sido podido que eu fosse visto pelas platéias virtual e presencial. Mas o arquivo com a projeção da apresentação pode ser visto, assim como eu pude ser ouvido com perfeição. Ao final, também pude ouvir e responder perguntas das platéias.

No cômputo geral, considero a experiência bem sucedida e acredito ser um exemplo a seguir seguido por vários outros departamentos de Estatística e de outras áreas pelo Brasil. Parabenizo o Departamento de Estatística da UFBA e os professores Bruno Ramos dos Santos e Lizandra Castilho Fabio, organizadores do ciclo. Claro que palestras na forma presencial são insubstituíveis mas, caso isso não seja possível, a forma virtual é uma boa alternativa. Além disso, mesmo com a forma presencial sendo possível, sempre haverão pessoas que não poderão estar presentes e que poderiam se beneficiar desse tipo de iniciativa, com salutar conotação de inclusão social.

Para ver a palestra em questão, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário