terça-feira, 16 de maio de 2017

Pint of Science

https://pintofscience.com/

Pint of Science é uma iniciativa mundial que terá eventos ocorrendo este ano em 11 países, incluindo o Brasil. Trata-se de um evento multidimensional com caráter eclético de divulgação da Ciência de uma forma informal para o publico em geral. Segundo a sucinta descrição do site do evento trata-se de "um festival que traz cientistas para seu bar local para discutirem suas mais recentes pesquisas e descobertas com você. Essa é sua chance de encontrar as pessoas responsáveis pelo futuro da Ciência."

O nome Pint of Science refere-se à medida de volume líquido usada no Reino Unido para servir cerveja. 1 pint é aproximadamente igual a 573 mililitros. Assim, o nome procura fazer a ligação entre Pint of Beer (medida mais usada para quantificar a quantidade de cerveja servida em pubs britânicos), coloquialmente referida como uma pint, para representar a idéia de consumir ciência em um ambiente descontraído ao invés de (ou em conjunto com) consumir cerveja. 
   
Assim, é um evento caracterizado como festival, que está acontecendo em várias cidades dos países realizadores e tem atividades concentradas no período da noite. O evento tem duração de 3 dias, começou ontem (15 de maio) e prosegue até amanhã (17 de maio). No Brasil, o festival terá atividades em 22 cidades, sendo 10 delas no estado de São Paulo. O evento no Brasil é patrocinado por uma variedade de instituições com grande maioria de universidades públicas mas incluindo algumas organizações não-governamentais.

A programação completa da versão brasileira pode ser vista aqui. Apesar da Matemática estar presente em muitas cidades pelo país, a Estatística tem uma participação mais discreta, praticamente toda concentrada em Natal e São Carlos. Recomendo a visita para quem tiver a oportunidade de estar em alguma das cidades onde o festival acontecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário