terça-feira, 9 de maio de 2017

Elon Lages Lima

www.abc.org.br/~elima

Faleceu anteontem (07 de maio de 2017) o matemático Elon Lages Lima. Elon foi um dos nomes mais importantes na história da Matemática brasileira. Um resumo da descrição da contribuição será dado a seguir. Mas queria aproveitar o momento para prestar a ele um tributo falando da contribuição de Elon para minha formação profissional.

Meu primeiro contato com o Elon se confunde com meu primeiro contato com o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que ele dirigia à época. Eu era um simples aluno de graduação, desconhecido de todos, fazendo minha primeira incursão no mundo da pós-graduação. Mesmo assim, já tive contato com ele. Elon era a personificação da instituição que dirigia, emprestando a imagem de comprometimento com a qualidade acima de tudo.

Essa visão me encantou e eu acabei permanecendo como aluno do IMPA por vários anos, inicialmente até terminar minha graduação e posteriormente para completar meu mestrado. Sempre encontrando com Elon e sempre tendo palavras de incentivo. Lembro de uma carona que deu a mim e outros alunos no carro do IMPA para voltar do Colóquio, então realizado em Poços de Caldas. Guardo ainda na memória os casos que ele foi nos brindando ao longo da viagem, que passou muita rápida com esse entretenimento. Após esse período, segui para meu doutorado no exterior e novamente nossos caminhos se cruzaram. Elon foi passar seu ano sabático na mesma universidade e novamente retomamos contato.

Lembro de uma noite que ele me convidou para jantar na sua casa. Eu estava no início do meu trabalho, naquela fase frustrante onde você tenta várias coisas que não dão certo. Expus isso a ele e ele insistiu que eu estava lá para completar meu doutorado e voltar ao país. Em um momento indelicado do qual me arrependo, eu lhe disse que não tinha essa obrigação (o que eu hoje discordo!). Ele teve paciência para me ouvir e relevar aquela insolência da juventude. Alguns anos atrás, houve uma cerimônia em homenagem a ele e tive a oportunidade de me desculpar com ele por essa impertinência. Elegantemente como de costume, ele não deu muita importância ao fato e prontamente aceitou meu pedido de desculpas.

Elon tinha uma proeminência rara no mundo da Ciência e, na minha opinião, foi fundamental para a desenvoltura que o IMPA estabeleceu, com reflexos claros para toda a Matemática brasileira.

O site da Sociedade Brasileira de Matemática apresenta um outro depoimento muito mais eloquente do que eu seria capaz de escrever.

Finalmente, concluo esta postagem com o texto abaixo, extraído do site do IMPA, que faz um apanhado geral da contribuição profissional do Elon para a Matemática.

"Um dos mais importantes e prolíficos autores de livros de matemática no país, Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), morreu na manhã deste domingo [07 de maio de 2017], aos 87 anos, no Rio de Janeiro.

Matemático de ponta, o alagoano Elon deu contribuição fundamental à literatura matemática brasileira, com mais de 40 livros, e recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Ele também desempenhou o papel de mentor e inspirador de jovens matemáticos de grande destaque no país, como o ganhador da Medalha Fields Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, o Gugu (ambos do IMPA), Ralph Teixeira (UFF) e Nicolau Saldanha (PUC-Rio), entre outros.

“Eu era aluno de graduação, em Portugal, quando ouvi falar de Elon pela primeira vez, por meio de seus livros. Ninguém, nos dois países, contribuiu como ele para a criação de uma literatura matemática em língua portuguesa”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Para o ex-diretor do IMPA Jacob Palis, Elon “foi um excelente matemático, escritor e didata”. “Ele deu uma contribuição muito grande ao IMPA, desde o início, integrando um grupo pequeno e de alta qualidade.”

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, foi diretor do IMPA em três períodos (1969-71, 79-80 e 1989-93), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj. Recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.

O jovem Elon fez sua formação inicial no Ceará e no Rio de Janeiro. Ao chegar ao Rio, presenciou a fundação do IMPA, por Leopoldo Nachbin e Maurício Matos Peixoto. Obteve os graus de mestrado e doutorado na prestigiosa Universidade de Chicago, onde especializou-se em Topologia Algébrica, entre 1954 e 1958, e recebeu o Prêmio Edna M. Allen.

Após voltar ao Brasil, tornou-se pesquisador do IMPA. Com uma bolsa Guggenheim, esteve em Princeton e Columbia e foi influenciado pelo norte-americano Stephen Smale, ganhador da medalha Fields. Nessa época, obteve resultados pioneiros no campo de vetores comutativos. Foi professor da UnB, de onde pediu demissão em 1965, após o início do Regime Militar. Foi Elon que abriu o caminho para outros pesquisadores do IMPA, como Jacob Palis e César Camacho, serem orientados por Smale – hoje pesquisador honorário do IMPA.

Além de pesquisador de alto nível, Elon sempre compreendeu a importância da divulgação da Matemática e da formação de professores, áreas em que desempenhou um papel de protagonista nacional. Colaborou para estruturar os cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação Universidade Federal do Ceará, de onde recebeu, em 89, o título de Professor Honoris Causa. Ele também era doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas.

Idealizou e dirigiu as coleções “Projeto Euclides” e “Coleção Matemática Universitária” e foi o criador, em 1990, do PAPMEM (Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio), que continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores do país. Talvez porque tenha sido justamente na Educação Básica o início de sua brilhante trajetória de matemático, como professor, aos 18 anos, no Ginásio Farias Brito e no Colégio Estadual do Ceará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário