quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Projeto ERICA

http://erica.ufrj.br/

ERICA é a sigla de Estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes. Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional mas coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esse projeto visa fazer um mapeamento da saúde dos adolescentes brasileiros. Para isso, foram cuidadosamente selecionados cerca de 70 mil adolescentes matriculados em cerca de 1200 escolas espalhadas por todos os estados do território nacional para medição de suas características relevantes.

O universo considerado nesse estudo foi de adolescentes entre 12 e 17 anos, contemplando apenas aqueles que estavam matriculados em alguma escola e residentes de uma cidade de 100 mil habitantes ou mais. Além disso, a amostra foi tomada de forma a privilegiar cidades próximas às capitais por questões operacionais do estudo. Essa última restrição acabou por introduzir um viés na amostra enquanto representativa do universo. Mas acredita-se que esse vício teria uma pequena influência pelo fato de maior parte das cidades estarem mesmo próximas às capitais, na grande maioria dos estados.

As medições feitas sobre os alunos envolviam uma gama relativamente ampla de informações. Havia informações sobre o ambiente socio-econômico e escolar de cada um dos adolescentes escolhidos para fazer parte da amostra. Além disso, houve coleta de informação sobre seu estado físico aparente (peso, altura, etc) e também de sua condição clínica, através de indicadores obtidos em seu exame de sangue.

Tudo isso envolveu um esforço gigantesco de formação de equipe coordenadora, escolha e treinamento de membros das equipes estaduais para coleta dos dados, contato com escolas e seus alunos, envolvendo também a aquiescência dos pais. O projeto envolveu todo o ambiente em volta, em tarefas secundárias mas facilitadoras. Exemplos são as inúmeras cartilhas preparadas para os alunos, os dirigentes das escolas e material informativo para a sociedade em geral.

No final, dessa tarefa toda foi gerado um banco de dados com toda a informação sobre cada um dos alunos. Esse material é uma radiografia bastante abrangente da adolescência brasileira e possibilita uma série de estudos. Alguns estudos já foram realizados pelos membros da equipe e publicados em periódicos científicos. Mas a fartura de informações permite uma outra infinidade de análises e oferece um campo de trabalho interessante para epidemiologistas, estatísticos e analistas de dados em geral.

Tomei contato com esse projeto através de uma palestra de sua coordenadora executiva, a Profa Katia Bloch da UFRJ. Por conta desse trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, na categoria Ciência/Sociedade, no ano passado. Trata-se um prêmio justamente recebido não só por todo o esforço envolvido na realização do projeto mas também pela relevância do projeto para disponibilizar informação útil para toda a sociedade. Convido todos os interessados em realizar estudos sobre saúde da adolescência brasileira a se familiarizar com essa massa de dados

Mais informações sobre o Projeto Erica pode ser obtida no próprio site do projeto. 

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