terça-feira, 1 de agosto de 2017

Colóquios Brasileiros de Matemática

 https://impa.br/eventos-do-impa/eventos-2017/31o-coloquio-brasileiro-de-matematica/

Recentemente, na postagem/homenagem ao Prof. Élon mencionei uma viagem que fiz com ele na volta de um Colóquio. Só agora me dei conta que não explicitei que o Colóquio em questão se tratava de uma edição do Colóquio Brasileiro de Matemática. No caso, tratava-se da 14a edição em 1983, se minha conta não falha, e naquele encontro apresentei minha primeira contribuição científica, baseada na minha dissertação de mestrado.

Esse assunto voltou à minha atenção pois está sendo realizado nesta semana a 31a edição do evento, nas dependências do IMPA, no Rio de Janeiro. Iniciado em 1957, esse evento congrega bianualmente toda a Matemática brasileira sempre no mês de julho, aproveitando as férias escolares. Todas as áreas da Matemática estão nele representadas com atividades como conferências, mesas redondas, oficinas, tutoriais, minicursos e debates.

À margem do debate se Estatística é Matemática, esse evento sempre teve a sessão de Estatística. Em algumas edições, essa sessão foi bastante diminuta e em outras, ela teve mais vigor. Com a expansão da Estatística no país, vários eventos específicos de Estatística foram sendo criados e isso ajudou a diminuir o interesse da comunidade de Estatística.

Apenas disso, esta edição do Colóquio está recheada de boas apresentações de Estatística. Haverá sessões na 2a, 3a e 6a feiras, começando as 09:00hs da manhã. Recomendo a todos que estiverem na região do Rio de Janeiro que aproveitem a oportunidade e visitem as sessões de Estatística ou mesmo de outras áreas da Matemática. A sessão de Estatística está bem elaborada e apresenta um panorama sucinto mas abrangente em termos dos temas abordados da Estatística que está sendo desenvolvida no país nos dias de hoje.

A programação completa da 31a edição do Colóquio pode ser vista aqui.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário