terça-feira, 21 de novembro de 2017

Eleições na UFMG

https://ufmg.br/eventos/visualizacao/apuracao-de-votos-das-eleicoes-para-o-reitorado

Encerrou-se no dia 10 de novembro a 1a etapa do processo de consulta ao eleitorado (constituído de professores, técnicos e estudantes) para definição do próximo Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de uma das melhores universidades do país e com uma das mais consistentes taxas de crescimento científico no cenário nacional.

Havia 3 chapas inscritas e 1 delas (Chapa 2) é apoiada pela atual administração, sendo encabeçada pela Vice-Reitora da atual administração da universidade. Assim sendo, como comumente acontece em várias instituições, a consulta também fornece uma espécie de avaliação da atual administração, do reitor Jaime Arturo Ramirez.

O resultado final, ilustrado na figura acima extraída de filmagem completa da apuração, está um pouco desfocado e, por isso, é reproduzido na tabela abaixo

Categoria
Chapa 1
Chapa 2
Chapa 3
Votos
Aptos
Percent
Docentes
675
1026
476
2215
3065
72,3%
Técnicos
307
1361
889
2664
4363
61,1%
Alunos
1040
2437
1335
4816
43069
11,2%
[Os totais de votos incluem os votos nas 3 chapas e também os votos nulos e em branco.]

Os resultados mostram um boa participação dos docentes e também dos técnicos e uma participação muito baixa dos alunos na consulta. Esse tipo de resultado é recorrente em várias universidades, apesar da ampla divulgação do processo junto ao alunado. Muitos entendem que o aluno médio das universidades não está interessado nesse processo e está muito mais focado na sua formação profissional.

A tabela acima poderia ser tudo que a comissão eleitoral precisaria divulgar. Entretanto, a legislação vigente determina que qualquer procedimento associado a eleições em universidades deva ser ponderado utilizando peso 70% para a categoria docente, sem discriminar os pesos para as outras 2 categorias. Assim, o procedimento mais comumente adotado nas eleições e consultas que respeitam a legislação vigente é distribuir os 30% restantes igualmente entre técnicos e alunos. [Algumas universidades usam ponderação paritária atribuindo, ao arrepio da lei, pesos iguais às 3 categorias.]

O resultado final do 1o turno, usando a ponderação legal para as 3 categorias, apontou a Chapa 2 como vencedora com 48,12% dos votos. Ela seguirá para a 2a etapa da consulta com a Chapa 1 com 27,97% dos votos, sendo a Chapa 3, com 23,91% dos votos, eliminada do processo. A 2a etapa será realizada hoje e amanhã mas a mensagem das urnas nessa 1a etapa foi uma indicação consistente de aprovação de continuidade da atual administração, obtendo um pouco menos que a soma dos votos das outras 2 chapas. 

Segundo rege o processo de escolha, o resultado do 2o turno será levado a um colégio eleitoral montado pela universidade para elaboração de uma lista contendo 3 nomes. Esses nomes são levados para o Governo Federal, a quem cabe a indicação do próximo mandatário da UFMG.

Os 3 candidatos são professores reconhecidos com competência acadêmica e científica, como se espera de uma universidade de ponta como a UFMG. Assim como já acreditava que a universidade estaria em boas mãos com qualquer dos 3 candidatos iniciais, acredito que estará em boas mãos com qualquer dos 2 candidatos que seguem no processo eleitoral. 

Desejo sucessos à UFMG e tenho certeza que ela continuará trilhando o caminho do sucesso e do constante aprimoramento de sua produção de pessoal bem qualificado profissionalmente e de conhecimento científico, cada vez mais sintonizada com a busca da excelência e das melhores práticas realizadas ao redor do mundo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário