terça-feira, 18 de setembro de 2018

How to Lie with Statistics

www.amazon.com/How-Lie-Statistics-Darrell-Huff/dp/0393310728

O título dessa postagem é o título de um livro, cuja capa é reproduzida acima, mencionado na postagem da semana passada. A tradução mais apropriada do título para o português seria Como mentir com Estatística ou talvez Como mentir usando Estatística. Esse livro foi escrito pelo jornalista, escritor e inventor Darrell Huff e teve ilustrações de Irving Geis. 

Apesar de não ter sido escrito por um estatístico, é o livro de Estatística mais vendido no mundo, com mais de meio milhão de cópias vendidas desde sua aparição em 1954. Isso não deixa de ser um pouco frustrante para a comunidade de estatísticos espalhados pelo mundo. Além disso, o título do livro não é dos mais honrosos para a profissão. Juntando tudo isso, é compreensível que um misto de inveja, frustração e ciume tenha tomado conta de parte dos estatísticos da época.

Os que se deram ao trabalho de ler ou ao menos folhear partes do livro encontraram um texto muito bem escrito. Não só em termos da fluência gramatical mas também e principalmente pela clareza de exposição de conceitos técnicos de Estatística. Vale destacar a seriedade e correção da apresentação, sem que pare isso fosse necessária a utilização de uma única fórmula sequer.

É preciso também dizer que os estatísticos não deveriam tem nenhum problema com respeito ao livro. O que o livro trata são alguns dos vários possíveis usos equivocados que se pode fazer da Estatística. E portanto ele serve como um guia de como usar corretamente conceitos básicos de Estatística. Ou seja, ele é um instrumento poderoso em defesa da Estatística!

A linguagem usada é bastante coloquial mas não deixa de ser precisa qualitativamente. As figuras ilustrativas, destacadas em uma análise recente do sucesso do livro, também foram um elemento interessante de facilitação de compreensão pelo leitor. As ilustrações dos conceitos em contextos aplicados reais foram muito bem escolhidas, facilitando ao leitor compreender o ponto sendo discutido.

A figura acima, extraída da página 71 do livro, é uma belo exemplo. A figura compara a produção de aço americana em 2 décadas sucessivas exibindo fornalhas que supostamente representariam graficamente a diferença entre os 2 níveis de produção. Efetivamente, a altura das fornalhas é diretamente proporcional à produção representada (com um aumento de quase 50% da capacidade produtiva). Entretanto, o aumento da fornalha não se deu apenas na altura mas em todas as suas dimensões. Com isso, a impressão visual fornecida pela figura foi de um aumento de cerca de 300% ao invés da impressão que se queria ou se deveria fornecer de apenas 50%

O livro é um desfile de exemplos reais ilustrativos de diferentes formas de se fornecer informação de forma equivocada, mesmo quando os dados numéricos estivessem corretos. O mais surpreendente é que não apenas Huff não é estatístico como sua carreira não teve nenhum contato próximo com a Estatística. Isso mostra que ele foi um exímio analisador dos diferentes usos de Estatística e soube destacar a correção/incorreção deles com maestria.

Já tínhamos destacado aqui a maestria com que o escritor João Ubaldo Ribeiro tratou de assuntos similares, isto é, apresentações de conceitos básicos de Estatística voltadas para o público leigo. A contribuição de Darrell Huff também fez isso mas foi muito além. Ele elaborou um texto completo para poder detalhar a discussão de cada assunto detidamente e fez isso sempre contextualizando em casos reais. Chama a atenção que ambos os autores são especialistas improváveis mas foram porta-vozes de uma explanação que se fez e ainda se faz necessária para que a Estatística possa ser corretamente compreendida por toda a sociedade mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário