terça-feira, 25 de setembro de 2018

Stats+Stories

https://statsandstories.net/

Stats+Stories é o nome de um blog/portal recentemente construído com objetivo similar ao do StatPop, isto é, popularizar a Estatística para a sociedade em geral. É uma iniciativa da Universidade de Miami, com apoio da associação de estatística americana (ASA). O formato da iniciativa é o indicado pelo seu nome: histórias sobre Estatística e seu uso, contadas por pessoas que são estatísticas ou tem envolvimento com a Estatística. 

As histórias são introduzidas na forma de uma entrevista conduzida por um professor de Estatística e às vezes por um(a) jornalista. Elas procuram entender e esclarecer o contexto de trabalho do entrevistado e permitir ao entrevistado explicar melhor o seu trabalho. Essa entrevista é gravada em áudio e também transcrita no portal. 

A equipe do Stats+Stories tem professores do Departamento de Estatística da Universidade de Miami e conta com uma diversificada equipe de apoio com ênfase em jornalistas, mas também com pessoal de comunicação/promoção e o pessoal que faz a transcrição dos episódios, que é como eles optaram por caracterizar as entrevistas.

No momento, já existem 66 episódios registrados. Cerca de 60 deles foram postados no início de agosto deste ano e portanto já deveriam estar registradas há algum tempo. Assim, trata-se de uma iniciativa bastante recente. Desde então, a regularidade de cada entrevista tem tido uma média perto de 1 por semana. 

Algumas das entrevistas são de profissionais já mencionados no StatPop. Um exemplo é o Prof Sir David Spiegelhalter, atual presidente da associação de estatística britânica (RSS), responsável por 2 episódios. Tive conhecimento do Stats+Stories bem recentemente através de um anúncio feito pela professora Kerrie Mengersen, atual presidente da International Society for Bayesian Analysis (ISBA).

Kerrie é uma pesquisadora bastante ativa, constituindo um polo de atração de pesquisadores para seu local de trabalho na Austrália. Ela desenvolve tanto pesquisa de cunho teórico sobre fundamentos da Estatística como aplicações de Estatística em diversas áreas da Ciência. Eu já estive lá a convite dela alguns anos atrás e pude presenciar seu produtivo grupo em ação. Kerrie já foi protagonista de 2 episódios.

Achei interessante as entrevistas mas, talvez pelo interesse em atrair o publico leigo, elas focaram mais nos dados e aspectos periféricos do problema e menos na metodologia estatística utilizada. É claro que a caracterização do problema é importante mas se o objetivo é mostrar a importância da Estatística talvez se pudesse tentar entrar no mérito da forma como o problema é resolvido.

Paralelamente, o Stats+Stories lançou em conjunto com a ISBA a competição #BetterBayes, voltada para explicar a metodologia Bayesiana para o público em geral. Trata-se de mais uma idéia buscando divulgar as técnicas Bayesiana e aumentar seu alcance. Essa competição é aberta ao publico em geral e é muito fácil se inscrever: basta propor um titulo de 4-6 páginas e uma chamada de 20-30 palavras.  Recomendo a todos fazerem suas tentativas; eu já fiz a minha. A proposta aprovada receberá a chance de fazer um episódio estendendo a idéia. As inscrições podem ser feitas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário