terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Fracaso e Acaso

https://www.rocco.com.br/livro/?cod=3026

O título desta postagem é o nome de um livro recentemente lançado pela Editora Rocco. O livro tem como sub-título: uma reflexão sobre erros, acertos e o papel do aleatório em nossas vidas. O livro é escrito por Ricardo Horowicz e Luiz Alberto Py e pode ser encontrado em várias livrarias virtuais e físicas. O primeiro autor é um físico teórico que chegou a trabalhar na Universidade de São Paulo, onde liderou o grupo de ótica quântica. Atualmente, trabalha no mercado financeiro para a gigante TCW Asset Management, baseada em Los Angeles, no desenvolvimento de ferramentas de apoio às operações financeiras. O segundo autor é um psicanalista de renome e de larga experiência nos ramos da Psicologia e da Psicanálise no Rio de Janeiro. Autor de vários livros e consultor de inúmeros meios de comunicação, tendo assinado colunas por vários anos em revistas e jornais. 

A pouco usual parceria entre um profissional das áreas humanas com outro das ciências exatas deu um tempero único ao texto. Teorias das duas grandes áreas do saber puderam ser combinadas e interrelacionadas. Isso deu um toque especial que permeou toda a narrativa.

Acho que o sub-título é um ótimo resumo do que trata o livro. Ele apresenta um estudo dissecando inúmeros aspectos da vivência humana e do seu relacionamento com o meio ambiente e com os outros seres humanos. A recorrente e inevitável discussão sobre a questão fatores genéticos (nature) x meio ambiente (nurture) não escapou. Ela também está presente com uma discussão dos aspectos psicólogicos, mas sempre que possível, amparada por estudos da natureza bio-fisico-química assocada às nossas reações como seres humanos. 

Mas o livro vai muito além disso. Ele detalha item a item cada um dos aspectos relacionados à nossa existência. Temas como inveja, desejos, ambição, memória, tempo, arrependimento, dinheiro e livre-arbítrio e tantos outros foram tratados. Sua influência no nosso sucesso ou fracasso é estudada e sempre pontuada em termos do peso que o acaso pode ou não ter.

Assim, trata-se de um apanhado detalhado e minucioso do que nos constitui como espécie humana e do papel desempenhado por eventos fortuitos que intercorrem ao longo da nossa vida. Algumas décadas atrás, quando John Lennon compos Beautiful Boy em homenagem ao seu recém-nascido filho, ele profetizou: "...life is what happens to you when you are busy making other plans..." (vida é o que acontece a nós enquanto estamos ocupados fazendo outros planos, em português). Mal sabia ele que sua vida teria uma imediata e trágica concretização dessa idéia: meses após gravar a música para o disco, ele foi alvejado mortalmente na calçada de casa pelo seu admirador Mark David Chapman.

O livro ajuda a entender e contextualizar o peso que situações como essa tem na nossa vida. O livro trata seus assuntos de forma não-trivial e relativamente profunda. Assim, recomendo fazer como eu e ir lendo o livro aos poucos, aproveitando as férias ou momento de lazer, mais apropriados à reflexão. 

Tenho o privilégio de conhecer o Ricardo desde a minha pré-adolescência mas, como não o vejo há muitos anos, estou seguro da neutralidade de minha avaliação positiva. Tenho até certas ressalvas à tese do livro de que o acaso desempenha um papel muito grande nas nossas vidas. Já expus uma parte de meu ponto vista em postagem anterior. Mas certamente não fiz essa defesa com a abrangência, eloquência, elegância e profundidade que os autores usaram nesse livro.

Vale a pena conferir!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário