terça-feira, 22 de outubro de 2019

Probabilidade Bayesiana para bebês

Fonte: Arquivo pessoal

A foto acima é da capa de um livro cujo título Bayesian Probability for babies me chamou a atenção. O livro foi escrito pelo canadense Chris Ferrie, que possui uma prolífica carreira profissional como pesquisador e também como pai de 4 lindas crianças. Talvez essa tenha sido a maior motivação para sua abundante produção de livros para crianças, apresentando uma introdução simples para os diferentes temas científicos tratados. Ele obteve doutorado em Matemática Aplicada trabalha na área similar de Física Quantica em seu emprego acadêmico em Sydney, Austrália.  Mais informações sobre o autor podem seu obtidos aqui.

A mais correta tradução do título seria Probabilidade Bayesiana para bebês, o que envolve uma expressão não muito comum. Eu pelo menos nunca tinha visto antes a expressão probabilidade Bayesiana, mas acredito que o autor tenha preferido usa-la em detrimento de outras mais comuns como Inferência Bayesiana ou Estatística Bayesiana por torna-la mais acessível às crianças. Afinal, probabilidade é um conceito muito mais coloquial que estatística ou inferência e portanto mais acessível a quem está começando a conhecer o mundo.

O que é o livro faz não é nenhuma novidade na literatura infantil. Ele procura apresentar seu conteúdo de forma lúdica, com poucas páginas, muitas figuras e pouco texto em cada página. Ele começa falando sobre teoria de conjuntos, espaço amostral e cálculo elementar de probabilidades. O contexto que o autor escolhe para fazer isso é o de biscoitos com gotinhas de chocolate. Ele inicia fazendo aplicações de probabilidade condicional e de cálculo de probabilidades via teorema de Bayes. Após fazer isso, ele dá um passo extra e estende as idéias para distribuição a priori e a posteriori. Ele apresenta essas distribuições de forma ilustrada.

O livro é apresentado como apropriado para crianças a partir de 2 anos. Efetivamente,  minha amostra de tamanho 1 tem essa idade e demonstrou interesse no livro. Acho até que algo passa para ela ao folhear o livro. Mas efetivamente a elaboração das idéias me parece muito além do que alcança o raciocínio de uma criança dessa idade. Mas a apropriada escolha das figuras elucidativas usadas no livro parece fazer efeito até para essa tenra idade. Obviamente, a completa compreensão das idéias só será atingida muitos anos depois. Mas entendo o livro como um documento disponível para revisitas a cada tantos meses, cada vez com maior compreensão do seu conteúdo. 

Engana-se quem, como eu, achava que o autor criou e desenvolveu um novo filão da literatura de divulgação científica. Uma busca revela que se trata de uma área bastante desenvolvida da literatura científica, bem como outras áreas fazendo tratamentos voltados para públicos especializados. Acho que existe um mercado bastante atraente para autores em um mundo cada vez mais vibrante em informação e com crescente demanda por conhecimento para um cada vez mais competitivo mercado de trabalho. 

Pode se discutir quando se deve iniciar a formação profissional de um indivíduo. Mas me parece que introduzir conhecimento, sempre com parcimônia e respeitando os limites dos leitores, não pode fazer mal. Muito pelo contrário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário