terça-feira, 10 de março de 2020

Candidatos aos prêmios da ABE


A Associação Brasileira de Estatística (ABE) realiza o Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), sua maior reunião científica, a casa 2 anos. Entre as várias atividades do SINAPE estão os concursos de melhores trabalhos de Iniciação Científica (I.C.), de mestrado e de doutorado. A próxima edição do SINAPE ocorrerá em Gramado, RS, no 2o semestre deste ano. 

Esses concursos são decididos por bancas compostas majoritariamente por professores universitários, que, de preferência, não estejam diretamente envolvidos com nenhum dos candidatos. As bancas apontam inicialmente 5 finalistas por concurso, que são convidados para apresentar seus trabalhos no SINAPE antes de divulgar os vencedores de cada concurso. Acho essa formatação adequada pois contempla com alguma distinção vários candidatos e também dá experiência de apresentação de trabalho a muitos candidatos que estão fazendo sua estréia no cenário de congressos. 

As inscrições para esses concursos acadêmicos já se encerrou e a lista de candidatos traz uma fotografia de momento do estado da Estatística nas universidades do país. A lista de candidatos foi agregada por instituição de ensino na tabela abaixo.

Instituição
Doutorado
Mestrado
I.C.
ENCE


3
Farese


2
Fiocruz

1

ICMC/USP
2
1
1
IME/USP
2

1
Insper

1
1
UFBA

1
2
UFC

1
1
UFES
1


UFF


2
UFJF


1
UFMG
8
4

UFPE
1
3

UFPI


1
UFPR

1
1
UFRGS


1
UFRJ

2
2
UFRN

4

UFSCAR
1
1
1
UFSM


1
UNICAMP
6
3
1
Unifesp


1
Total
21
23
23

A lista apresenta um total de 22 instituições, numa boa demonstração da penetração e disseminação do trabalho de investigação científica nas mais diferentes partes do país. Deve ser ressaltado que essa maior capilaridade se deu de forma mais concentrada no nível mais básico, o de iniciação científica (I.C.), voltado para alunos de graduação. Com efeito, houve inscrições provenientes de  17 instituições para I.C., de 12 instituições para mestrado e de 7 instituições para doutorado.  

Um ponto que merece ser destacado é a dominância de UFMG e UNICAMP na lista de candidatos ao concurso no nível acadêmico mais elevado, o doutorado. Conhecendo um pouco dos trabalho de pesquisa sendo realizados nas diferentes instituições, esse resultado não é tão surpreendente. Ele reflete em parte a qualidade do trabalho de pesquisa sendo desenvolvido nessas instituições. Vale destacar que só recentemente a UFMG logrou pela 1a vez ter o vencedor do concursos de mestrado mas até agora nunca ganhou o concurso de doutorado. A UNICAMP já ganhou algumas vezes ambos os concursos de pós-graduação.

Esse ponto também surpreende um pouco pois esses programas de pós-graduação são mais recentes que os programas da USP (o mais antigo) e UFRJ. A USP apresentou 2 candidatos mas a UFRJ não apresentou nenhum. Essa ausência de candidatos preocupa mas deve ser considerado que essa instituição tradicionalmente recebe menos alunos que as outras. 

Também chama atenção que 3 das 5 instituições que não tiveram candidatos para o concurso de I.C. tiveram um boa participação nas contagens de candidatos de pós-graduação. Sabemos que boa parte dos alunos de programas de pós-graduação de qualquer dessas instituições são provenientes dos cursos de graduação da mesma instituição. Assim, esse resultado é de uma certa forma surpreendente. Mas sugere que talvez essas instituições estejam deslocando esforços para a pós-graduação de forma mais concentrada. 

Assim, temos aqui um quadro indireto de informação sobre os programas de pós-graduação do país bem como das graduações. Vamos agora esperar pelas decisões das bancas examinadoras para tecer mais comentários sobre os concursos em uma possível postagem futura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário