terça-feira, 12 de maio de 2020

Divulgação de trabalho científico: o caso do CovidLP


A esta altura, todos já devem ter ouvido ou lido aqui sobre o CovidLP, o aplicativo com o qual estou envolvido para previsão de curto e de longo prazo para a Covid19 no Brasil e em alguns outros países. Um pouco da história da criação do aplicativo foi contada aqui. Quase tão importante e demorado quanto o desenvolvimento em si do projeto é a sua divulgação para a sociedade.

Essa é uma arte de outra natureza que estou apenas aprendendo a dominar. Um ponto importante que pode parecer óbvio mas me tomou algum tempo a perceber é que a forma é, no mínimo, tão importante quanto o conteúdo da divulgação. A equipe envolvida no projeto já tinha consciência da importância da forma na construção do aplicativo. Muito esforço vem sendo empenhado em melhoramentos exclusivamente voltados para a apresentação dos resultados do CovidLP.

O que vem me chamando a atenção é que também na divulgação a mesma preocupação deve ser empregada. Inicialmente, a divulgação foi feita em forma de texto, explicando o que estamos fazendo e que tipo de resultados estamos obtendo. Após uma receptividade baixa para o que estavamos esperando, tentamos fazer a divulgação diretamente a partir dos resultados gráficos gerados pelo aplicativo. A aceitação e a empatia gerados nos nossos interlocutores aumentou substancialmente.

Dentro da comunidade científica, já tivemos contato de um Forum de Ciência e Cultura de uma universidade, fomos convidados para participar de uma mesa redonda de outra universidade e fomos convidados para falar em um grupo informal de divulgação científica. Assim, considero que a penetração de nosso trabalho no meio acadêmico esteja adequada.
 
Mas ainda estamos longe de ter o nosso projeto ao alcance de toda a sociedade brasileira e de parte da sociedade mundial. E seguimos trabalhando para isso. Já tivemos membros da equipe participando de um programa de radio de Minas. Essa participação levou à publicação de uma matéria em um jornal de grande circulação dentro do estado de Minas. Sabemos que ainda é muito pouco. Mas alguns sinais apontam uma possível disseminação de nosso trabalho: nosso aplicativo foi recentemente objeto de divulgação pela mídia japonesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário