terça-feira, 19 de maio de 2020

Sir Adrian Smith anunicado como próximo presidente da Royal Society*

Alan Turing Institute

Parabéns ao ex-presidente da RSS Sir Adrian Smith, que agora é presidente eleito da Royal Society, assumindo o cargo de presidente em 30 de novembro de 2020.

Estatístico de muita distinção, Sir Adrian liderou várias instituições líderes mundiais, como a Queen Mary Universidade de Londres, onde foi Diretor Geral (1998-2008) e a Universidade de Londres, onde foi Reitor  (2012-18). Ele é diretor atual e diretor executivo do Alan Turing Institute.

Ele também trabalhou em estreita colaboração com o governo; foi diretor geral de conhecimento e inovação no Departamento de Negócios, Inovação e Habilidades (agora BEIS) de 2008 a 2012. Em 2002-4, ele liderou uma investigação sobre o ensino de matemática pós-14 e, em 2016-18, liderou uma revisão do ensino de matemática para jovens de 16 a 18 anos, ambos do Departamento de Educação.

Sir Adrian ganhou a Medal Guy em Bronze e Prata da RSS e foi o Presidente do RSS de 1995-97. Na lista de Honras do Ano Novo de 2011, ele recebeu da realeza britânica o título de Sir.

Sir Adrian Smith disse que é uma "grande honra pessoal" ser eleito presidente da Royal Society. "Estou consciente de que, sejam quais forem os contextos sociais, políticos e econômicos, nacional e internacionalmente, sempre foi a missão histórica da Royal Society ser a voz e o promotor da ciência", disse ele. "Nosso foco agora deve estar na forma mais eficaz de definir e cumprir essa missão para enfrentar os desafios sem precedentes dos próximos anos".

Houve 61 presidentes da Royal Society desde que foi fundada em 1660 e Sir Adrian é o primeiro estatístico, pelo menos no sentido moderno. Outros matemáticos notáveis ​​que ocuparam o cargo incluem William, Visconde Brouncker, Isaac Newton, William Spottiswoode, George Gabriel Stokes e Michael Atiyah.

* Texto publicado no boletim da RSS no dia 11 de maio de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário