terça-feira, 22 de julho de 2014

SINAPE 2014

www.youtube.com/watch?v=t9107ryYr6o 

Teve início ontem aqui em Natal, RN, um evento que  vem sendo chamado pelos seus organizadores como o "maior evento da Estatística brasileira". Trata-se da 21a. edição do Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, cuja sigla é SINAPE. Os SINAPE´s são realizados a cada 2 anos e servem como grande foro nacional para profissionais da área. Esta edição possui um cardápio bastante variado de atividades passando pelas tradicionais conferências e apresentações orais e em formato de  poster e concursos variados mas também apresentando mesas redonda, oficinas e tutoriais.

Quando iniciaram nos anos 70, os SINAPE´s foram o grande momento de encontro para troca de idéias dos poucos estatísticos e probabilistas que atuavam no país. A área cresceu desde então e possui agora uma grande variedade de eventos em torno de temas de caráter mais específico.

Mesmo assim, o SINAPE manteve-se como ponto de encontro global onde onde todas as áreas da Estatística convergem. Obviamente, ele acabou por perder o posto de grande polo de difusão de idéias e novidades da área. A lista de conferencistas internacionais reflete isso;  quando coordenei a parte científica da edição de 2000 a lista era encabeçada por Sir David Cox.

Mesmo assim, o evento manteve-se como principal ponto de encontro da comunidade nacional para fazer contatos (networking) e rever velhos e novos amigos. O SINAPE também manteve o charme de congregar todo tipo de profissional, desde prestigiados conferencistas trazidos do exterior até os novos estudantes de graduação da área. Com isso, ele tem uma configuração bastante eclética, que tem sido a marca das últimas edições.

Ainda é cedo para uma avaliação completa do evento. Mas a festa de confraternização muito bem organizada ocorrida ontem deu uma amostra da tendência descrita acima. Uma banda bastante eclética animou os participantes do evento com uma apresentação envolvendo performances teatrais de carater digamos alternativo,  aliada uma ampla gama de ritmos para todos os gostos, com uma compreensível preferência pelos ritmos nordestinos. Algo semelhante ocorreu na composição da mesa de abertura do evento (ver foto acima). Havia 5 representantes da universidade promotora local, sendo 2 da Reitoria e 3 do departamento de Estatística mas o coordenador da Comissão Científica não fez parte dessa mesa.

Essa estratégia de popularização faz sentido para a grande massa de estudantes que participa desse event e no passado tinha poucas atividades que pudesse acompanhar. Este blog, ainda que a nível individual, possui objetivos similares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário