terça-feira, 24 de novembro de 2015

10 razões para ir ao XIII EBEB

www.redeabe.org.br/ebeb2016

XIII EBEB é a sigla da 13a edição do Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana, que ocorrerá em Belo Horizonte, de 22 a 26 de março de 2016. Já participei da organização de algumas edições passadas e estou na coordenação da Comissão Científica desta edição. Assim, estou diretamente envolvido com o evento. Com 18 conferências convidadas, 2 minicursos e quase uma centena de trabalhos submetidos para apresentação, o evento se delineia como bastante interessante.

Por isso, preparei uma lista de razões pelas quais acredito que vai valer a pena estar lá para participar do evento. Divulguei anteriormente uma lista de 7 razões mas posteriormente arredondei a lista para uma dezena. Aí vão eles:

1) A lista de conferencistas inclui expoentes mundiais em suas áreas: 
Gareth Roberts (Warwick) - MCMC e inferência em processos estocásticos 
Stephen Walker (Texas) - inferência não-paramétrica 
Mike West (Duke) - modelos dinâmicos/séries temporais 
Jim Smith (Warwick) - modelos gráficos 
Robert Kohn (Sydney) - econometria/séries temporais 
Sujit Sahu (Southampton) - estatística espacial 

2) A lista de conferencistas inclui jovens estrelas do cenário Bayesiano, que tem figurado nas listas de conferencistas dos melhores congressos recentes da área: 
Emily Fox (Washigton) - machine learning 
Steve Scott (Google) - big data 

3) Se voce preza atrações mais regionais, teremos alguns dos mais produtivos e reconhecidos pesquisadores latinoamericanos ministrando palestras (Fernando Quintana (Chile) e Raquel Prado (Venezuela)) e minicursos (Manuel Mendoza (México) e Vanda Inácio (Portugal/Chile)) 

4) Se voce preza ainda mais as atrações nacionais, teremos palestras dos maiores nomes da nossa área: Carlinhos (USP) e Helio Migon (UFRJ) 

5) Se voce preza momentos marcantes, faremos homenagem especial a esses 2 ícones da estatística Bayesiana nacional pelos seus 70 anos. Boa parte dos membros da nossa comunidade passou pelas mãos de desses mestres e o EBEB dedicará um momento para agradecermos a eles pelos ensinamentos 

6) A organização dará apoio financeiro, concedido por órgãos de fomento à pesquisa, a jovens participantes que apresentem trabalho de qualidade 

7) Os participantes terão uma oportunidade única de interagir, conhecer as novidades no cenário Bayesiano em um ambiente cientificamente estimulante e divulgar seu trabalho nesse meio. 

8) O evento cobrirá não só o presente mas também o futuro. Um grupo de promissores pesquisadores brasileiros que encerraram seu doutoramento recentemente foi selecionado para apresentar suas pesquisas em palestras. Eles são uma boa amostra do futuro da Estatística brasileira e sua presença dará uma idéia daquilo que estaremos assistindo em palestras plenárias da nossa área em alguns anos.

9) Belo Horizonte tem o privilégio de hospedar em sua redondeza um dos mais bonitos museus ao ar livre do país. Distribuido em espaçosos pavilhões sobre uma imensa área de floresta, Inhotim tornou-se uma visita obrigatória para todos os amantes da arte que visitam BH. 

10) A cidade e o povo de BH merecem a última menção. Com sua fama de reservados e discretos, os belorizontinos fazem uma estadia na sua cidade, da qual muito se orgulham, uma experiência muito agradável e repleta de bons momentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário