terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

13o EBEB - parte I

fonte: arquivo pessoal

Teve início ontem a 13a edição do Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana (EBEB). O evento irá até 5a feira, dia 25 de fevereiro, nas modernas instalações da UFMG. Seguindo a tradição dos EBEB's passados, esta edição possui uma lista invejável de pesquisadores de ponta participando como palestrantes convidados. Esta edição conta com cerca de 150 participantes, sendo a maioria deles composta de pesquisadores e alunos de pós-graduação da área de Estatística.

O dia de ontem foi marcado por homenagens, que cumpriram a missão de registrar momentos marcantes na trajetória de pesquisadores importantes de Estatística. A 1a homenagem foi ao Prof. Mike West, professor titular do Departamento de Estatística da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O Prof. West é autor de centenas de artigos científicos, alguns deles com contribuições fundamentais e de alta relevância. Sua principal área de atuação é Séries Temporais e Econometria, onde trabalhou muito sob a ótica dos modelos de espaço de estados ou modelos dinâmicos, na terminologia de Jeff Harrison. Possui 3 livros de grande importância para o ensino e a caracterização dessa abordagem para Séries Temporais. Essas características já são mais do que suficiente para que ele recebesse a missão de proferir a conferência de abertura do evento (registrada na foto acima). Mas além disso, Mike fará 60 anos de vida em 2016. Assim, foi também um bom momento para esse justo reconhecimento da nossa comunidade. 

Outras homenagens foram organizadas pelo evento aos Professores Helio dos Santos Migon e Carlos Alberto de Bragança Pereira, pela ocasião de seus 70os aniversários em 2016. Helio e Carlinhos são as principais referências do Brasil na área de Estatística Bayesiana. Suas carreiras acadêmicas apresentaram paralelos em vários momentos. Ambos se graduaram em Estatística na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), no Rio de Janeiro, no final dos anos 60, completaram seus mestrados em Estatística logo a seguir no início dos anos 70 e regressaram de seus doutorados em Estatística no exterior no início dos anos 80. 

Naquele momento, eles retornaram ao país cheios de conhecimentos sobre a abordagem Bayesiana, quando ela era pouco utilizada pelo mundo e praticamente desconhecida no Brasil. Eles foram verdadeiros desbravadores a partir de seus respectivos postos nas Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de São Paulo (USP). Além disso, souberam construir grupos de pesquisa ao seu redor de forma praticamente isolada, atraindo alunos interessados e formando mestres e doutores na área. 

A homenagem do EBEB envolveu apresentações emocionantes feitas por colegas desses professores, que condensaram um apanhado da obra desses mestres e depoimentos de outros colegas. Essas apresentações foram feitas ao fim de ontem (1o dia de trabalhos do EBEB) e serviram de abertura para o coquetel de boas vindas aos participantes. Elas contagiaram os participantes do evento e estabeleceram um tom festivo para dar início aos trabalhos do EBEB. A foto abaixo é um registro da comemoração (antecipada) dos aniversários de Helio e Carlinhos durante o coquetel.



fonte: arquivo pessoal


Na próxima postagem, farei um relato mais completo sobre os principais pontos dessa edição do EBEB. Maiores informações sobre o XIII EBEB podem ser obtidas no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário