terça-feira, 29 de março de 2016

Comemoração dos 70 anos do Prof. Helio Migon

fonte: arquivo pessoal


Aconteceu ontem (28/03/2016) uma comemoração pelo 70o. aniversário do Prof. Helio dos Santos Migon, transcorrido no dia anterior (27/03/2016). O Prof. Migon é considerado um dos estatísticos mais importantes da atualidade e da história da Ciência brasileira. Para celebrar esse momento, foi organizado um evento na UFRJ com uma série de etapas que serão sumariamente descritas a seguir.


                                                                       fonte: arquivo pessoal
A abertura dos trabalhos foi feita pela diretora do Instituto de Matemática, onde Helio trabalha, como ilustrado na foto acima. Logo a seguir, foi feita por mim uma apresentação sobre a criação do grupo Bayesiano na UFRJ. Nessa apresentação, foi destacado o papel de protagonista do Prof. Helio Migon e foram descritos os passos principais desse processo em ordem que procurou respeitar a cronologia dos eventos. A descrição tomou como ponto de partida a criação da pós-graduação em Estatística na UFRJ, pouco antes da chegada do Prof. Migon a essa instituição, e descreveu os principais acontecimento desse processo de criação do grupo, até a situação nos dias atuais.

 fonte: arquivo pessoal
A seguir, o Prof. Hedibert Lopes fez uma contextualização mais técnica da contribuição científica do pesquisador Helio Migon. A apresentação foi feita para uma platéia (ilustrada acima) de colegas de trabalho, ex-colegas das outras instituições onde Helio trabalhou, seus familiares e dezenas de seus ex, atuais e futuros alunos e orientados. A palestra começou apresentando a principal área de atuação do Helio: modelos dinâmicos. Essa área teve início a partir do trabalho de um engenheiro, Rudolf E. Kalman, e sua tradução para o linguajar estatístico a partir do trabalho de Jeff Harrison e Colin Stevens. A última parte da palestra tratou dos usos mais atuais de modelagem dinâmica com suas respectivas aplicações em diferentes áreas da Ciência, como meio ambiente e finanças e foi concluída com uma reflexão sobre a genealogia de modelagem dinâmica na UFRJ.

                                                                                          fonte: arquivo pessoal


Na sequência, foi aberta a palavra para depoimentos. Várias pessoas fizeram uso da palavra para enaltecer diferentes aspectos da atuação do Helio como pesquisador, incentivador e fomentador do progresso da Estatística. Destaco o testemunho de Ajax Moreira (vide foto acima), seu colaborador de longa data, que descreveu um pouco de sua trajetória de colaboração com Helio em aplicações práticas e no desenvolvimento de software. Também destaco o depoimento de cunho mais pessoal de Carlos Abanto-Valle, ex-orientado e atual colega de departamento do Helio. Alguns outros depoimentos foram dados ao vivo pela platéia enquanto vários outros foram apresentados (na forma de texto ou vídeos previamente enviados) pela Profa. Alexandra Schmidt, uma das organizadoras do evento.


                                                                                                 fonte: arquivo pessoal

Finalmente, o Prof. Migon (vide foto acima) fez uso da palavra para agradecer todas as manifestações de carinho recebidas e também tecer alguns comentários adicionais. Bem ao seu estilo incansável, ao invés de aproveitar e usufruir o momento de homenagem, ele preferiu falar de seus anseios futuros e de suas inquietações com respeito ao momento vivido pela universidade brasileira, pela Estatística nacional e pelo seu programa de pós-graduação.

 fonte: arquivo pessoal

Feito isso, partiu-se para a comemoração no hall de entrada do Laboratório de Sistemas Estocásticos, que ele ajudou a criar. Nesse momento, foi cantado o parabéns sobre o bolo altamente elucidativo e muito finamente decorado (vide foto acima) e iniciou-se uma série de homenagens informais e entrega de presentes (como ilustrado na foto de abertura desta postagem).

O evento também foi transmitido ao vivo através do site eventos.coppe.ufrj.br para os que não puderam estar presentes. Apesar de pequenos problemas técnicos de menor importância, o evento teve uma organização de muito bom nível. Acredito que tenha sido um acontecimento memorável para todos que dele puderam participar.

Um comentário: