terça-feira, 21 de junho de 2016

Estatística segue sendo profissão atraente nos EUA

www.careercast.com

Mais uma vez, a profissão de estatístico recebe destaque em avaliações competitivas no exterior. A percepção que a sociedade tem dessa profissão é bem mais auspiciosa que a que temos aqui. Exemplos são as recorrentes matérias sobre a profissão nos jornais de grande circulação, as menções elogiosas de altos executivos já reportadas aqui. Existe também uma grande busca por cursos de pós-graduação na área que tem explicação evidente na tabela de salários médios pagos, reportada pelo site CareerCast, especializado no mercado de empregos americanos. 

Esse mesmo site acaba de divulgar seu relatório anual deste ano com uma visão bastante promissora. A carreira de estatístico aparece em um atraente 2o lugar na tabela de classificação por eles compilada. A única carreira acima dela é a de cientista de dados (data scientist) que nada mais é que uma versão repaginada para o nosso século dessa mesma profissão, talvez dotada de conhecimentos específicos de manipulação e análise de grandes massas de dados. Diga-se de passagem, trata-se de uma descrição que poderia perfeitamente ser enquadrada no escopo das tarefas de um estatístico.

E as boas novas não param por ai. Nossos vizinhos mais próximos também estão muito bem colocados: matemáticos estão em 6o lugar e atuários em 10o. lugar. Essa noticia teve eco na imprensa nacional, o que pode ajudar a alavancar ainda mais o status da profissão. Embora seja difícil encontrar estatísticos com boa formação desempregados aqui no país, o glamour que cerca a profissão nos EUA ainda está longe de romper a barreira das profissões mais tradicionais aqui no nosso país.

Esse ranking das profissões foi compilado pela CareerCast usando um elaborado conjunto de informações obtidas principalmente junto ao Ministério do Trabalho americano. E levou em conta indicadores de salário mas também de outros fatores como o ambiente de trabalho, o nível de stress e as perspectivas futuras. A descrição completa da metodologia pode ser encontrada aqui.

Como já disse acima, a perspectiva futura para a área de Estatística no pais é muito boa mas ainda existe um grande desconhecimento pela população em geral sobre o que consiste no trabalho desse profissional. Acho que esse desconhecimento é em grande parte responsável pela pouca visibilidade da profissão no cenário nacional. Isso tem consequências: poucos procuram formação nessa profissão tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação, diminuindo a competitividade e a busca por excelência. Vamos torcer para que esse quadro mude a partir dessa influência externa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário