terça-feira, 12 de julho de 2016

Probabilidade é uma área da Estatística ou da Matemática? - parte II

        www.problemgambling.ca

Gostaria aqui de continuar a falar sobre a questão tratada na postagem anterior sobre o tema. Nela, eu apresentei minha avaliação sobre o assunto. Agora eu gostaria de tratar do que existe no mundo sobre esse assunto. Devo começar falando que, olhando os departamentos de Estatística e de Matemática, pode se encontrar probabilistas em ambos os grupos. Minha impressão é que a maior parte deles se concentra em departamentos de Matemática, em função dos argumentos expostos na parte I, mas há muitas exceções. Em geral, essas exceções estão associadas a probabilistas que mantem colaboração científica com estatísticos. 

Já no Brasil, o panorama é diferente. As principais agências de fomento à pesquisa classificam as áreas Matemática e Probabilidade/Estatística como distintas. Note que há uma clara associação da Probabilidade com a Estatística e não com a Matemática. De todo modo, estão todas classificadas com parte da grande área de Ciências Matemáticas. E essa divisão é respeitada por grande parte das outras agências de apoio à pesquisa do país. 

Não sei dizer porque isso aconteceu assim. Alguns pesquisadores sustentam que essa divisão procurou respeitar a organização de instituições importantes do exterior onde muitos matemáticos e estatísticos obtiveram seus doutoramentos nos primórdios aqui no Brasil dessas áreas. Com isso, o padrão brasileiro procurou reproduzir o que essas pessoas viram durante sua formação como cientistas.

Essa organização teve consequência na organização dos departamentos de Matemática e de Estatística das universidades brasileiras. As mais tradicionais, como USP, UNICAMP e UFRJ, possuem pesquisadores que tem alguma atuação em Probabilidade nos 2 departamentos mas congregam seus probabilistas nos departamentos de Estatística. Esse padrão é seguido pela maioria das universidades mas aqui também há exceções. 

A idéia de compartilhar o saber entre os 2 grupos da maneira mais fluida possível é saudável. Mas ela deve ser implementada na prática com cuidado para evitar que distorções sejam introduzidas. Essa regra obviamente vale para qualquer estrutura organizacional mas é particularmente relevante aqui por se tratarem de 2 áreas em estágios diferentes de desenvolvimento científico. A área de Matemática tem muito mais tradição a níveis cientificos nacional e internacional que a Estatística. Quando existe um desbalanço entre os departamentos de Matemática e Estatística, deve-se atentar para que sejam preservadas as conquistas obtidas por ambos os grupos, especialmente dos grupos minoritários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário