terça-feira, 18 de abril de 2017

Estatística aparece desde o 1º ano do fundamental na nova base curricular*


 www1.folha.uol.com.br

por Natália Cancian e Sabina Righetti

A nova versão da base nacional curricular traz mudanças na organização dos conteúdos e nos objetivos previstos para cada etapa e tenta aproximar o aluno da vida real, segundo especialistas e técnicos do Ministério da Educação que participaram da elaboração do documento.

Após rodadas de discussões, a versão final do documento que deve servir como referência para o ensino no país será entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação nesta quinta-feira (6). A previsão é que o conselho analise o documento até o fim deste ano.

Só depois disso, as mudanças começam a ser implementas nas escolas públicas e privadas de todo o país. Hoje, o que é ensinado nas escolas se baseia em diretrizes municipais ou estaduais de ensino, no material didático e em exames de avaliação como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Entre as alterações em relação às versões anteriores do documento, estão o aumento de conteúdos de probabilidade e estatística em matemática, reforço da ordem cronológica para o ensino de história e maior atenção à redação em português, por exemplo.

Entenda a base curricular

Na parte dedicada à língua portuguesa, o documento reforça a necessidade de maior atenção, nos últimos anos do ensino fundamental, a atividades que envolvam interpretação de textos, distinção de fatos e opiniões e produção de textos –algumas das principais dificuldades hoje dos alunos nas avaliações como o Enem.

Já a matemática passa a ter maior foco na resolução e entendimento de problemas do que em técnicas a serem decoradas. Entre os conteúdos, o destaque vai para a probabilidade e estatística, que, antes praticamente ausentes do documento, passam a constar na base para serem ensinados desde o 1º ano. Logo aos seis anos, descreve a base, o aluno deve ter habilidade de "leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples."

Neste caso, o aluno poderá encontrar, no conteúdo ensinado em sala de aula, algumas noções iniciais de probabilidade, atividades que envolvam a coleta e o registro de informações, além da leitura gráficos e tabelas simples. Em ciências, foram incorporados exemplos práticos e próximos da realidade –como questões ligadas à saúde, ou o ensino da atmosfera atrelado a discussões sobre mudanças climáticas, por exemplo.

A base, no entanto, deixou de fora algumas sugestões, apresentadas por especialistas, para maior incorporação da tecnologia nessa área de ensino.

"Em pleno século 21, é inconcebível que o Brasil não ensine tecnologia e programação para suas crianças", diz Paulo Blikstein, do Lemann Center da Universidade de Stanford (EUA). "É trágico porque a criança da escola particular vai aprender a programar, deixando o aluno da escola pública ainda mais para trás."

A base é composta por...*

...4 áreas do conhecimento:
> Matemática
> Ciências da natureza: ciências
> Linguagens: língua portuguesa, arte, educação física e língua inglesa
> Ciências humanas: geografia e história

...e as principais mudanças ocorreram em:

Alfabetização
Como é: Plano Nacional da Educação prevê aluno alfabetizado até o 3º ano
Como fica: Alfabetização será antecipada para o 2º ano, aos 7 anos de idade

Ensino religioso
Como é: Constituição de 1988 define que o tema é facultativo nas escolas
Como fica: Foi retirado do texto; caberá aos Estados, municípios e escolas privadas decidir

Estatística e probabilidade
Como é: Não apareciam nos documentos prévios da base
Como fica: Serão ensinadas a partir do 1º ano do fundamental

Exemplos de mudança com a base curricular

*Considera apenas os ensinos infantil e fundamental; a base do ensino médio foi adiada

Bases curriculares de países como o Canadá já incluem programação entre as linguagens a serem aprendidas. "A base precisa olhar para o futuro", diz Blikstein. "Precisa sinalizar para governos e as escolas como as coisas devem ser em cinco ou dez anos, e fazer acontecer."

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* - Texto publicado em www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/04/1873126-estatistica-aparece-desde-o-1-ano-do-fundamental-na-nova-base-curricular.shtml


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