terça-feira, 20 de junho de 2017

Ciência procura o público - parte I

 https://seriesblog.net/

O crescimento sem precedente da disseminação de informação que estamos presenciando nos dias de hoje vem afetando todas as áreas. Chefes de estado tem rotineiramente recorrido às redes sociais para divulgar seus pontos de vista sobre os mais diferentes temas. Instituições dos mais diferentes setores da sociedade fazem o mesmo, desde empresas privadas até organizações não-governamentais sem fins lucrativos.   

A Ciência não poderia ficar à margem desse processo. Afinal, foi nela que os avanços necessários para esse estado de coisas foram desenvolvidos. O problema é a forma como esse processo pode ser conciliado com a forma como a Ciência é divulgada. Como todos sabemos, a Ciência trata do avanço do conhecimento da humanidade sobre os fenômenos a ela associados. Esses avanços podem ser divulgados (ou tornados públicos) de diversas formas. As formas mais comuns são palestras, livros e prioritariamente artigos científicos.

A divulgação de artigos científicos é processada em anais de congressos e periódicos científicos. Na grande maioria dos casos, a simples elaboração de um artigo está longe de ser a etapa final desse processo. Para garantir a autenticidade das descobertas, todo artigo é submetido a uma bateria de verificações, coordenadas pelo corpo editorial do congresso ou periódico e envolvendo invariavelmente a avaliação por pares (ou peer review), isto é, por pesquisadores conhecedores do assunto tratado no artigo. 

Esse processo de depuração é fundamental para garantir a autenticidade das descobertas e permitir uma avaliação mais precisa da relevância dessas descobertas. Esse sistema foi desenvolvido ao longo de décadas e séculos de avanço científico e levou a um sistema muito estruturado de divulgação. Assim, não chega a surpreender que o resultado de todo esse sistema seja um conjunto de textos de difícil compreensão para o público em geral e muitas vezes até mesmo para pesquisadores da área que não sejam especialistas no assunto.   

Um pequeno passo nessa direção acaba de ser dado por um dos mais importantes e influentes periódicos de Estatística, o Journal of the Royal Statistical Society, Series B (methodological), já mencionado aqui. [Postagem aqui veiculada evidencia ser esse o principal periódico da área.] Esse periódico tem uma longa tradição de divulgar a principais inovações da Estatística, destacando os artigos mais relevantes para publicação com discussão por importantes pesquisadores ligados ao assunto. Essa discussão enriquece muito a compreensão dos avanços propostos no artigo e as vezes são mais interessantes que o próprio artigo.

A novidade trazida agora pelo JRSSB (ou Series B, como tb é conhecido) é a criação de um blog próprio, o Series B'log. Esse blog, cuja página inicial é destacada acima, é destinado à discussão pública dos artigos publicados pelo periódico, estendendo a discussão que já vem sendo publicada para além das páginas impressas do periódico. O blog é moderado com um experiente pesquisador que já foi editor chefe do periódico na década passada.

Uma inspeção nas contribuições ao blog dá uma bela mostra do alto nível das discussões que podem lá ser encontradas. Elas fornecem uma ferramenta muito útil para contextualizar as contribuições da Series B e podem contribuir para a melhor compreensão dos avanços nele propostos. Trata-se de uma iniciativa inovadora de um periódico que se mantém à frente da inovação científica em Estatística.

É ainda cedo para avaliar os efeitos que esse blog trará mas trata-se de iniciativa que deve ser acompanhada por todos interessados no maior avanço possível da Estatística. Iniciativa similares em outras áreas serão oportunamente comentadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário