terça-feira, 13 de junho de 2017

Pilar Iglesias



https://bayesian.org/

A última edição do Congresso Bayesiano da América Latina (COBAL) acaba de ocorrer no México no início deste mês de junho de 2017. A organização do evento coletou contribuições em videos sobre a homenageada do evento, a Profa. Pilar Iglesias. Pilar foi uma importante pesquisadora chilena que faleceu em 2007 (Para saber um pouco sobre Pilar, leia aqui). Embora eu não tenha podido participar desta edição do COBAL, minha contribuição foi solicitada pela organização. Abaixo, transcrevo o texto do vídeo que enviei...
 
Bom dia a todos. 

É com muito prazer que trago minha contribuição para o COBAL, que não pude participar, para falar um pouco de nossa amiga Pilar. 

Conheci Pilar no início dos anos 90. Creio que foi em um dos primeiros Encontros Brasileiros de Estatística Bayesiana. E já no início de nosso conhecimento se pode ver que era uma pessoal muito especial. Sempre muito contente, feliz, sorrindo o tempo todo. E sempre com muita vontade de interagir com todos, de todas as maneiras possíveis. Um pouco depois, fui convidado para fazer parte da banca avaliadora de sua defesa de tese de doutorado. E ai pude conhecer um pouco mais da Pilar como pesquisadora de Estatística. E fiquei muito impressionado com a vitalidade e a profundidade dos temas nos quais ela trabalhou na sua tese. 

Bom, depois a Pilar se tornou doutora, trabalhou um pouco como professora no Brasil e voltou para o Chile. E sempre mantivemos nosso contato a partir daí em encontros científicos de Estatística. Me lembro de forma saudosa de nosso encontro do World Meeting do ISBA de 2004, onde tive a honra de proferir a conferência de abertura do evento. Acredito que a mão de Pilar esteve por trás desse convite, que foi uma grande honra de minha vida profissional. Naquele momento, Pilar já era uma personalidade importante não somente no Chile ou na América Latina como no mundo de pesquisa em Estatística. 

Pouco depois, não lembro bem da data, tive conhecimento de sua enfermidade e tivemos a oportunidade de fazer um convite para que Pilar viesse ao Brasil mais uma vez para o encontro Bayesiano que organizamos em Búzios, para o qual Pilar foi convidada para proferir uma conferência convidada. Creio que foi uma das últimas, senão a última, conferência que ela participou fora do Chile em sua vida.

Assim, estou muito contente de ter participado de todas essas etapas e presto minha homenagem, minha pequena homenagem, a Pilar nesse momento no idioma que creio que é o idioma preferido de Pilar: o portunhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário