terça-feira, 4 de julho de 2017

Os números do jogo

 www.penguin.co.uk/books/187604/the-numbers-game/

O título desta postagem é a tradução do título The Numbers Game, livro que Chris Anderson e David Sally publicaram em 2013 pela editora Penguin. Vale a pena começar falando do título, cuja tradução mais apropriada na minha opinião seria o Jogo dos Números ao invés de Os Números do Jogo. A primeira seria uma espécie de brincadeira com as palavras ao passo que o título escolhido pela tradução é uma visão mais explícita do que o livro trata. Antes de tratar disso, que é o que interessa, vale a pena falar do sub-título Why Everything You Know About Football is Wrong, corretamente traduzido na versão em português como Por que Tudo o que Você Sabe sobre Futebol Está Errado

Embora eu concorde com a tradução, eu não concordo com o sub-título. Claro que temos que descontar um interesse (da editora?) por um maior apelo publicitário. Claro que sabemos que muita gente tem uma idéia equivocada e/ou romântica sobre o futebol, como objeto de paixão de mihões de pessoas mundo afora. Mas o próprio livro trata de elencar um sem número de esforços realizados por uma grande quantidade de pessoas que entende o futebol do mesmo jeito correto que os autores entendem ter.

E que jeito é esse? O título não deixa dúvidas quanto à resposta para essa pergunta. É claro que os autores acham que o jeito certo de entender futebol é inevitavelmente ligados aos números a ele associados. E essa é basicamente a tese central do livro: para se entender o que faz com que um time ganhe, um jogador custe tanto, ou um técnico seja bem sucedido não existe nenhuma outra opção a não ser recorrer aos números. Antes de falar um pouco sobre o conteúdo do livro, vale destacar que o livro é um reflexo da atuação profissional dos seus autores, como se depreende do site da empresa que eles possuem.

O livro estuda vários aspectos relacionados ao futebol, sempre apoiado em dados. Esses aspectos foram estruturados no livro em grupos de capítulos. Tem o grupo que estuda efeitos (relevância) dos jogadores nos resultados das partidas e dos campeonatos. Nesse grupo há um interessante estudo tratando tanto do efeito dos goleadores quanto dos melhores jogadores de cada time mas também do pior jogador de cada time. Outro grupo de capítulos trata do efeito dos treinadores sobre o desempenho de um time (quão importante é o efeito de um treinador no desempenho de um time?). Outro grupo trata do efeito da forma de atuar de um time sobre o seu resultado (ter maior posse de bola garante melhor resultado?)

O que me agradou no livro foi o cuidado com as análises de dados lá feitas e apresentadas. A grande maioria delas são muito simples do ponto de vista técnico: análises descritivas, modelos de regressão simples e cálculo de correlações. O mérito maior é na forma que elas foram utilizadas; para se poder entender o efeito de uma variável em outra variável é fundamental controlar para os efeitos das outras variáveis relevantes para não haver confundimento. Isso é fácil falar mas difícil de incorporar nas análises. Mas esse cuidado é imprescindível e o livro mostra com maestria como fazer isso em cada situação estudada. As análises do livro foram apoiadas em muitos estudos já realizados e também em vários bancos de dados atualmente disponíveis. Os autores demonstram conhecer à exaustão ambos os assuntos supracitados.

Esse livro não é o único que alia estatística ao futebol mas já se tornou uma das maiores referências do mundo sobre o assunto mesmo após poucos anos de lançamento. Tive a oportunidade de ler o livro recentemente e foi um prazer lê-lo. Trata-se de um leitura muito interessante para as pessoas que gostam de estatística e de futebol, entre os quais me incluo. Mas mais geralmente, ele é uma referência útil para todos aqueles com interesse em aprender como dissecar um assunto sob a ótica da análise de dados.

2 comentários:

  1. StatPop, saudações. Sempre gostei muito deste seu blog estatístico e gostaria de esclarecer algumas dúvidas depois de ler este post específico:

    Vc acha que existe alguma ligação entre o livro de C. Anderson e D. Sally e o Livro por Michael Lewis "Moneyball - O Homem Que Mudou O Jogo" que por sua vez, deu origem ao filme de 2011 com Brad Pitt e J. Hill ???

    Desde já, grato por tudo e até mais ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ligação é a importância da coleta de dados em qualquer processo de tomada de decisão no âmbito esportivo.

      Excluir