terça-feira, 26 de setembro de 2017

Previsão de futebol - novo espaço

https://dmeprevisoesfutebol.blogspot.com.br/

Finalmente, acaba de se materializar um espaço na internet para divulgação de nossos esforços com uso de Estatística no esporte. Fico feliz de ter sido dado esse pontapé inicial no sentido de popularizar alguns conceitos que vimos discutindo aqui no StatPop há alguns anos e que tem sido nossa prática já há um par de décadas.

Esse esforço foi disponibilizado no blog Previsões de Futebol - Estatística UFRJ. Esse espaço recebeu o apoio institucional do Instituto de Matemática da UFRJ, de cujo portal ele pode ser acessado clicando na figura acima, que se encontra localizada na página inicial do portal na coluna de eventos da direita.

No momento o blog se concentra em análises restritas à Serie A do Campeonato Brasileiro. As análises contem principalmente previsões de resultados para a próxima rodada (atravás do fornecimento das probabilidades de vitória, empate e derrota dos mandantes) e também para o desfecho do campeonato (através das probabilidades que cada time tem de ser campeão, ser rebaixado e obter vaga na Copa Libertadores do ano seguinte). 

Resultados já divulgados das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2016 mostram que os modelos propostos tiveram uma boa performance, quando comparados com outros grupos geradores de predições. Os resultados deste ano ainda não foram divulgados mas ainda mostram um padrão mais errático. Aguarde mais detalhes para breve.

Esperamos poder fornecer esses resultados rotineiramente a partir de agora e estendê-los para outros Campeonatos nacionais e internacionais. Comentários são benvindos e aproveito para parabenizar André Vizzoni pela iniciativa de construção desse espaço de divulgação.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário