terça-feira, 3 de outubro de 2017

Encontros de Estatística esta semana

www.est.ufmg.br/~mgest

A 1a semana de outubro está particularmente agitada em termos de eventos de Estatística no pais. Em uma rara mas feliz coincidência teremos dois eventos na agenda de uma área que não costuma ter mais de um ou dois eventos por mês em todo o país. No caso em questão, teremos as 12a e 15a edições da aMostra e do MGEST, respectivamente. Ambos os eventos são de carater técnico e científico e são voltados para alunos de graduação, particularmente os de Estatística.

aMostra é um evento organizado pelos alunos da graduação em Estatística da Universidade de São Paulo (USP). Com uma programação bastante extensa, o evento começou ontem dia 02/10/2017 e terá duração de uma semana, acabando na sexta 06/10/2017. Esse evento está sendo realizado no Instituto de Matemática e Estatística da USP. A programação é extensa e bastante variada; chamou minha atenção a existência de oficinas práticas sobre tópicos recentes, que já estão com as inscrições encerradas. Além disso, haverá a presença usual de palestras convencionais sobre temas acadêmicos. Acho essa mistura bastante atraente, especialmente considerando o público alvo.

MGEST é a sigla de Encontro Mineiro de Estatística. Esses encontros vem sendo realizados desde o final do século passado e costuma ser organizado em diferentes cidades mineiras. Já participei de algumas edições passadas, chegando até a organizar a 10a edição em 2011 no campus da Universidade Federal de São João del Rei, na histórica cidade de São João. Esta 15a edição será realizada na Escola de Engenharia, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 05 a 06 de outubro. 

Os MGEST's tem uma estrutura mais formal, o que é esperado devido à sua organização por um departamento acadêmico. Também aqui teremos as palestras de temas acadêmicos, acopladas a uma séries de outras atividades tais como mini-cursos, sessões temáticas, tutoriais e as já tradicionais sessões de apresentação em formato poster. Para caber tudo isso em apenas 2 dias de evento, foi preciso lançar mão de atividades em paralelo ao longo do evento.

Tive o prazer de ser convidado para fazer a conferência de abertura desta edição do MGEST. O título de minha palestra é "Como ser um estatístico aplicado". Pretendo fazer isso sem uso de fórmulas. Isso será um desafio para mim, mas muito facilitado pela experiência adquirida aqui no StatPop. Espero que o resultado seja do agrado da platéia.

Ambos os eventos tem âmbito local mas estão abertos a inscrição por parte de todos os interessados. Assim, convido a todos que puderem estar ou já estão nas cidades de Belo Horizonte ou São Paulo para aproveitar essa oportunidade. Se você é do Rio de Janeiro e está se sentindo desfavorecido, não se preocupe. Aguarde um par de semanas mais e você poderá desfrutar da 9a edição da Semest, a Semana de Estatística da Universidade Federal Fluminense, de 23 a 26 de outubro. A programação está no mesmo estilo dos outros eventos mencionados acima e quem for estará bem servido.

As programações completas dos três eventos estão aqui: aMostra, MGEST, Semest

Nenhum comentário:

Postar um comentário