terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

XIV EBEB

http://www.redeabe.org.br/ebeb2018/

Acontece na próxima semana a 14a edição dos Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana. Desta vez, ele será no Rio de Janeiro e será realizado de 05 a 08 de março nas dependências do IMPA. Como sempre, o evento terá as usuais palestras de convidados nacionais e internacionais, bem como apresentações orais e em formato de poster e minicursos. 

O congresso mantem nessa edição a tradição de uma presença maciça de pesquisadores internacionais de renome na lista de convidados, abrilhantando ainda mais o evento. Alguns pesquisadores nacionais também farão conferências e tive o prazer de ser convidado para a conferência de abertura do evento. Também haverá uma homenagem para mim por conta de minha "importante e significativa contribuição hapara o desenvolvimento e divulgação da Estatística no Brasil e no mundo", segundo o site do evento.

Uma característica interessante desta edição são os temas dos 2 minicursos. Acredito que não acredito que tenha sido planejada para ser assim mas os 2 versam sobre a questão computacional. Um minicurso trata de formas de aproximação alternativas ao MCMC enquanto outro o minicurso trata de melhoramentos no MCMC para acomodar a capacidade de adaptação necessária em um algoritmo iterativo como o MCMC.

Outras conferências e algumas outras apresentações também tratam prioritariamente da componente computacional. Acho que isso atesta a importância crescente e quase imprescindível dessa componente na atividade de pesquisa em Estatística nos dias de hoje.

Claro que outros temas serão tratados. Entre os temas que me parecem mais atuais estão a busca de esparcidadade, que visa facilitar as contas em cenários com alta dimensão dos dados (novamente, importante para os aspectos computacionais), análise de extremos, uso de estruturas hierárquicas para lidar com mistura de modelos e com identificação de conglomerados (ou clusters) e finalmente análise espacial, tema de algumas conferências (inclusive a minha).

Como se pode ver da pequena compilação acima, terá material para satisfazer todos os gostos. Assim, quem quiser um pequeno apanhado do estágio atual da Estatística no Brasil e no mundo estará bem servido no XIV EBEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário