terça-feira, 19 de junho de 2018

Encontro mundial da ISBA

https://bayesian.org/isba2018/

Semana que vem terá lugar mais uma edição dos encontros mundiais da International Society of Bayesian Analysis (ISBA) na Universidade de Edimburgo, Escócia. Essa é a grande festa da comunidade Bayesiana, acontecendo a cada 2 anos. Esses eventos herdaram a mística dos lendários encontros de Valencia. Esses últimos encontros foram a base do desenvolvimento Bayesiano em tempos passados, especialmente nas primeiras edições quando a comunidade Bayesiana era contada em dezenas de pesquisadores.

Muito aconteceu de lá para cá e hoje os eventos Bayesianos atraem centenas de pesquisadores e outros interessados no uso dessa ferramenta para análise de dados reais. A disponibilização de um verdadeiro arsenal de métodos para lidar com os mais diversos e complexos problemas atraiu toda sorte de interessados em análises de dados. Em tempos de grandes massas de dados ou Big Data, técnicas Bayesianos de tornaram rotineiras para esse tipo de análise.

O evento consistirá de uma série de conferências convidadas pelo Comitê Científico do evento, do qual fiz parte. A escolha desses convidados foi realizada após intenso debate sobre as diferentes propostas surgidas. O evento será aberto por 4 conferencistas de base, supostamente apresentando um apanhado abrangente de uma área da Estatística Bayesiana. Haverá também 4 conferencistas plenários, que supostamente representam expoentes do estado da arte de alguma área da Estatística Bayesiana. Além desses, haverá alguns outros (2 ou 3) conferencistas associados a temáticas específicas dentro da comunidade do ISBA. Uma delas, representando a nova geração de pesquisadores, esteve recentemente no Brasil como conferencista do XIV EBEB.

O enchimento do evento é garantido por uma série de sessões contendo mini-apresentações sobre um tema específico. Essas sessões são divididas entre sessões convidadas, escolhidas pelo Comitê Científico de acordo com a relevância do tema e das suas palestras, e sessões de contribuições, contendo apresentações avulsas que foram aceitas pela sua qualidade e foram agregadas em sessões de acordo com o tema. Uma das sessões convidadas que merece destaque é aquela contendo os trabalhos finalistas de um concurso de teses de doutorado Bayesianas. Ai podem estar as mais jovens promessas da estatística Bayesiana.

Finalmente, o evento manteve uma importante componente dos encontros de Valencia, que são as sessões poster realizadas após o jantar e regadas a um serviço de bar que mantem as discussões científicas animadas até após a meia-noite. Assim como em Valencia, haverá sessões poster em todos os dias do evento menos o último quando a noite é dedicada à festa de encerramento. E cada uma dessas sessões terá ao menos uma centena de posters, apresentando trabalhos de pesquisadores e alunos de doutorado mundo afora.

Os temas ligados a Big Data, Machine Learning, Data Science e Deep Learning estarão obviamente representados no evento com várias sessões convidadas e de contribuições e dezenas de posteres, bem como algumas das conferências. Pode-se notar em muitas apresentações a preocupação de explicitar a relevância da apresentação no contexto de grandes massas de dados.

Acho que isso é uma tendência que veio para ficar por um bom tempo na Estatística. Eu irei ao evento (onde apresentarei na sessão convidada de análise de processos pontuais) e procurarei acompanhar os principais avanços dentro das escolhas que pude fazer em um vasto e congestionado programa científico com várias sessões ocorrendo em paralelo. Pretendo me organizar para fazer um relato aqui do que vi e presenciei. Mas isso será feito somente após um merecido recesso de Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário