Fonte: Peg Skorpinski
Um dos maiores exponentes no encontro do ISBA, destacado na postagem foi o Prof. Michael Jordan. Hoje (07/08/2018), temos o prazer de receber a visita dele na UFRJ, iniciando com uma palestra as 11hs. A palestra também será transmitida ao vivo pela internet para os interessados que não puderem estar presentes.
Michael é um dos mais influentes e produtivos pesquisadores dessa área. Ele trabalha na Universidade da Califórnia em Berkeley e pertence aos departamentos de Estatística e de Computação dessa importante universidade. Creio que boa parte de prestígio que ele adquiriu na comunidade científica internacional vem desse traquejo que ele desenvolveu para lidar e estar em permanente comunicação com as 2 áreas, sem contar o seu excelente domínio e uso de variadas áreas da Matemática. Um estudo publicado em 2016 pela prestigiosa revista Science mostra um algoritmo de classificação que o coloca como o pesquisador mais influente da atualidade em Ciência da Computação. A lista completa dos 50 primeiros colocados pode ser vista aqui. Não tenho dúvida que um estudo similar dentro da Estatística o colocaria seguramente entre as primeiras posições.
A visita dele à UFRJ aproveita a vinda dele para o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM2018), onde ele será um dos palestrantes de destaque. Essa visita faz parte de um esforço de aproximação entre as áreas de Estatística, Computação e Engenharia da UFRJ. O titulo da palestra é Sobre raciocínio computacional, sobre raciocínio inferencial e Ciência dos Dados, bem indicativo da necessidade de interação entre essas disciplinas. Nessa palestra, o Prof. Jordan falará da importância dessa interação entre as 2 disciplinas, de modo que um lado possa se beneficiar do conhecimento adquirido pelo outro lado e vice-versa.
Convidamos todos que estejam na área do Rio de Janeiro para assistir essa aula de como produzir ciência de altíssima qualidade e em interação com diversas áreas. Já assisti algumas palestras dele e sempre me impressiona a sua eloquência, sua erudição e sua capacidade de transitar por diferentes segmentos da Ciência com maestria. Mais detalhes sobre a palestra podem ser obtidos no cartaz abaixo, extraido da página da Coppe no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário