terça-feira, 7 de agosto de 2018

Palestra na UFRJ de um exponente mundial de Ciência dos Dados

Fonte: Peg Skorpinski

A postagem da semana passada tratou de uma breve descrição do encontro mundial do ISBA, com ênfase especial na inserção de Ciência dos Dados no evento. Essa área na interface entre Computação, Estatística e Matemática vem se destacando no cenário internacional e, como já disse aqui, veio para ficar por um bom tempo. Ela vem inclusive tomando o lugar da Estatística nos meios de divulgação; qualquer análise de dados que tenha um mínimo de sofisticação é agora apresentada como aplicação de Ciência de Dados.

Um dos maiores exponentes no encontro do ISBA, destacado na postagem foi o Prof. Michael Jordan. Hoje (07/08/2018), temos o prazer de receber a visita dele na UFRJ, iniciando com uma palestra as 11hs. A palestra também será transmitida ao vivo pela internet para os interessados que não puderem estar presentes.

Michael é um dos mais influentes e produtivos pesquisadores dessa área. Ele trabalha na Universidade da Califórnia em Berkeley e pertence aos departamentos de Estatística e de Computação dessa importante universidade. Creio que boa parte de prestígio que ele adquiriu na comunidade científica internacional vem desse traquejo que ele desenvolveu para lidar e estar em permanente comunicação com as 2 áreas, sem contar o seu excelente domínio e uso de variadas áreas da Matemática. Um estudo publicado em 2016 pela prestigiosa revista Science mostra um algoritmo de classificação que o coloca como o pesquisador mais influente da atualidade em Ciência da Computação. A lista completa dos 50 primeiros colocados pode ser vista aqui. Não tenho dúvida que um estudo similar dentro da Estatística o colocaria seguramente entre as primeiras posições.

A visita dele à UFRJ aproveita a vinda dele para o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM2018), onde ele será um dos palestrantes de destaque. Essa visita faz parte de um esforço de aproximação entre as áreas de Estatística, Computação e Engenharia da UFRJ. O titulo da palestra é Sobre raciocínio computacional, sobre raciocínio inferencial e Ciência dos Dados, bem indicativo da necessidade de interação entre essas disciplinas. Nessa palestra, o Prof. Jordan falará da importância dessa interação entre as 2 disciplinas, de modo que um lado possa se beneficiar do conhecimento adquirido pelo outro lado e vice-versa.

Convidamos todos que estejam na área do Rio de Janeiro para assistir essa aula de como produzir ciência de altíssima qualidade e em interação com diversas áreas. Já assisti algumas palestras dele e sempre me impressiona a sua eloquência, sua erudição e sua capacidade de transitar por diferentes segmentos da Ciência com maestria. Mais detalhes sobre a palestra podem ser obtidos no cartaz abaixo, extraido da página da Coppe no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário