terça-feira, 23 de outubro de 2018

7a Semana de Estatística e Atuária da UFRJ

https://www.facebook.com/sestat.ufrj/

Começou ontem (22 de outubro de 2018) e irá atá 5a feira (25 de outubro de 2018) a 7a edição da Semana de Estatística e Atuária da UFRJ. Esse evento tem como principal objetivo a discussão e apresentação de novos temas dessas áreas. Ele é um evento organizado totalmente pelos alunos dos cursos de graduação em Estatística e Atuária da UFRJ e é voltado para esse público, muito embora alunos de pós-graduação estejam atuando ativamente na sua organização.

A programação é bastante variada incluindo uma boa quantidade de palestras e de minicursos. As palestras e os minicursos são proferidos tanto por professores quanto por profissionais do mercado ou mesmo alunos de cursos da UFRJ. Os temas incluem Seguro Agrícola no Brasil, Big Data e Data Science no Mundo Atuarial, Novas Formas de Visualização de Dados no R, Modelos de Espaços Latentes para Análise de Redes Sociais e Reconhecimento de Dígitos através de Técnicas de Análise Multivariada. Com isso, tem-se um apanhado bastante abrangente do cenário que o recém-formado irá enfrentar ao concluir o curso.

Fui convidado para uma mesa redonda mas infelizmente outros compromissos me impedirão de participar. Mas acho extremamente meritória a inciativa, já em sua 7a edição, o que mostra que tem havido interesse dos alunos em propor atividades complementares que ajudem na sua formação. A organização foi bastante pro-ativa e conseguiu em curto espaço de tempo um apoio financeiro bastante considerável com empresas privadas. O evento está muito bem organizado e recomendo a todos interessados. A página do evento pode ser acessada aqui e a programação completa do evento pode ser vista aqui

Uma quase coincidência temporal me fez estar na semana passada em um evento similar na Unicamp. Lá, ocorreu a 13a edição do Encontro Científico dos Pós-Graduandos do IMECC (EncPos). Como o nome indica, trata-se de um evento voltado para as áreas de pós-graduação do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica). Mas também lá o evento foi organizado pelos alunos, no caso, de pós-graduação em Estatística, Matemática e Matemática Aplicada.

A característica de pós-graduação tornou o evento um pouco mais formal em suas temáticas e alguns professores acabaram sendo incluidos na organização, especialmente para ajudar na indicação de nomes de palestrantes e professores de minicursos. A abrangência também foi maior e incluiu palestrantes convidados de várias outras partes do país. Esse evento procurou também abordar outros aspectos da atividade acadêmica. Achei particularmente interessante e relevante uma palestra sobre Saude Mental na Pós-graduação, um tema que infelizmente vem ganhando importância na área acadêmica.

Minha participação no evento foi restrita à palestra sobre meu trabalho em estudo do efeito da poluição na saude, tema já tratado aqui.  Mas tive a oportunidade de conversar com os alunos responsáveis pela organização e gostei do que vi e ouvi. Gostei muito do comprometimento e a maturidade que esses jovens e futuros pesquisadores demonstraram.

Enfim, esses eventos demonstram vigor por parte dos alunos dessas universidades em promover a disseminação do conhecimento em prol da comunidade acadêmica e os alunos só tem a ganhar com isso. Parabéns a eles! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário